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Diferenciação é o caminho para vencer a guerra de preços

Diferenciação é o caminho para vencer a guerra de preços

19 de maio de 2022

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Resumo:

Muitos donos de pet shops reclamam da concorrência com grandes redes que costumam oferecer produtos mais baratos, e se sentem em desvantagem na guerra de preços. Mas o que os lojistas precisam ter em mente é que o preço não é o único diferencial de uma loja. O cliente também leva em consideração a qualidade, segurança, confiança, bom atendimento e a prestação de serviços na hora de fazer suas compras. Todos esses fatores mostram que é importante investir em relacionamento, divulgação e promoções para ter vantagens competitivas.

Neste texto, você vai entender por que o preço mais baixo não é o único ponto para conseguir bater metas e ser lucrativo. Soluções inovadoras, atendimento personalizado e uma boa divulgação do seu negócio formam o tripé para virar esse jogo.

1. Tenha um modelo de negócio inovador

As diferenças de preços entre grandes lojas e pet shops menores ocorrem por uma série de razões. Em primeiro lugar, cada estabelecimento tem sua estrutura de custos. Além disso, os fornecedores costumam fazer acordos com condições especiais dependendo do volume de vendas, política que acaba beneficiando grandes redes que conseguem negociar valores e prazos de pagamento.

Diante dessa realidade, a saída é repensar o seu negócio e apostar em diferenciais para tornar seu pet shop mais competitivo. Existem diversas formas de diferenciação, como, por exemplo, atendimento cordial e personalizado, indicando os melhores produtos para o pet do tutor, oferecimento de um ambiente organizado, limpo e seguro, programas de fidelidade ou incentivo para ter um relacionamento permanente com o cliente, integração dos canais off-line e online, entre outros. Mantenha-se atualizado sobre tendências de mercado e busque sempre aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a administração do negócio.

No site da PremieRpet®, por exemplo, você encontra uma grande variedade de informações para fortalecer e ampliar as vendas do seu pet shop. Na área exclusiva para lojistas, há conteúdos 100% gratuitos e on-line sobre temas como venda, técnicas de negociação, gestão e liderança. Os materiais estão disponíveis nos formatos de podcasts, programas online, vídeos e blog.

Um dos programas da PremieRpet®, o Encontro Negócios & Destaques, entrevistou o consultor especialista em experiência do cliente, Manoel Carlos Júnior, que falou sobre como vencer a guerra de preços.

“Todos nós conhecemos a história de Davi e Golias: Davi venceu usando com inteligência a arma que ele tinha”, afirmou na entrevista, destacando que o importante é criar valor, provocando boas emoções para que o cliente se sinta especial.

O atendimento personalizado e atencioso ajuda a fidelizar a clientela e vender mais

2. Invista no relacionamento com clientes

Se por um lado as grandes redes têm a vantagem de poder oferecer preços mais baixos, por outro lado, algumas vezes não conseguem ter a proximidade com o cliente que um pet shop menor pode desenvolver. O gerente de Marketing Corporativo & CRM da PremieRpet®, Julio Barbosa, explica que esse contato mais próximo com os tutores dos pets permite um atendimento mais personalizado, ajudando a fidelizar a clientela. “Investir no relacionamento para entender a jornada de compra do cliente é um diferencial, a individualização é algo mais difícil para as grandes redes, como saber qual a frequência de compra do cliente ou chamá-lo pelo nome”, diz. 

Com esse contato mais próximo dos consumidores, você será capaz de se mostrar mais empático, desenvolver a escuta ativa para identificar as necessidades do cliente e antecipar as soluções.

3. Promova e divulgue os diferenciais do seu petshop

Lembre-se que seu pet shop não vende apenas produtos e serviços. Os tutores de pets têm uma ligação afetiva com seus animais de estimação. Por isso, nas redes sociais, não divulgue apenas descontos e produtos em promoção. Utilize esses canais de comunicação com os clientes para contar histórias e criar um ambiente de conexão emocional. Por exemplo, no Instagram da PremieRpet®, você encontra um post sobre a fita laranja que representa o incentivo aos bons tratos e atitudes que preservam a qualidade de vida dos pets. Além disso, há um link para que o tutor conte sua própria história com o pet.

Tanto nas publicações nas mídias sociais quanto no atendimento on-line ou presencial, demonstre a paixão que você e sua equipe de colaboradores têm pelos pets. Ouvir as histórias do cliente ajuda a criar uma sensação de pertencimento e desperta memórias afetivas. Essas sensações também contribuem para incentivar o cliente a escolher sua loja na hora das compras, mesmo que o preço não seja o menor.

De acordo com o consultor em marketing Dino Gueno, um dos especialistas entrevistados nos programas para lojistas da PremieRpet®, “todas as empresas têm forças e fraquezas, inclusive as grandes”. Se grandes redes contam com preços baixos como ponto forte, a dificuldade de oferecer um atendimento personalizado é uma fragilidade que pode ser explorada pelos concorrentes menores. “Nem todo mundo está buscando sempre o preço mais baixo, há pessoas dispostas a pagar mais por algum diferencial”, conclui Gueno, autor do livro “A Loja que Vende”.

Os alimentos da PremieRpet® são produzidos com matérias-primas de alta qualidade e oferecem opções específicas para atender às necessidades de cada pet, como raça, idade, porte e estilo de vida da família. Assim, seu pet shop oferece o melhor alimento para os seus clientes. Os alimentos da PremieRpet® não são encontrados em supermercados e, dessa forma, você não concorre com grandes redes de varejo.

REFERÊNCIAS

Universidade PremieRpet® – Escola de Negócios

Como tornar a concorrência irrelevante em Pet Shop – Universidade PremieRpet® – Escola de Negócios

Como bater a meta de vendas todo mês | Encontro, Negócios e Destaques – YouTube

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