Resumo
Ter um modelo de negócios claro e inovador é fundamental para um pet shop, pois ele é a representação de como a empresa cria, captura e entrega valor para seus clientes.
Com um mundo repleto de transformações cada vez mais rápidas, os pet shops, assim como qualquer empresa, precisam ser rápidos e dinâmicos, se adequando ao que o mercado necessita. É nesse cenário que a inovação ganha forma. Inovar em modelo de negócios utilizando a ferramenta Canva significa ter um aliado na construção e definição de um negócio diferenciado, que entregue valor percebido ao cliente.
Neste texto, você vai conhecer a ferramenta Canva do Modelo de Negócios, suas características, importância e aplicabilidade para criar um modelo de negócio inovador para seu pet shop.
1.O que é Modelo de Negócio
Para entender o que é Modelo de Negócio, vamos fazer a seguinte analogia: qualquer negócio é um sistema. E um sistema é a combinação de vários elementos que estão interconectados e, juntos, formam um todo organizado.
Logo, entende-se que o negócio é um sistema, já que ele é constituído por várias partes e necessita de todas elas para seu pleno funcionamento.
O modelo é a descrição do sistema, isto é, a possibilidade de visualizar o negócio, seja de uma forma linear, com textos e números, ou de forma visual, por meio de desenhos ou gráficos.
Portanto, o Modelo de Negócio nada mais é do que a possibilidade de visualizar a descrição de um negócio e das partes que o compõe. O objetivo é que o negócio seja compreendido por quem o lê da mesma forma que o dono do negócio.
2. O que é o Canva do Modelo de Negócio
Vivemos em uma era em que as transformações ocorrem rapidamente e, por isso, os negócios precisam ser ágeis e dinâmicos, tanto em suas rotinas e estratégias, quanto na sua própria concepção. O Canva do Modelo de Negócios ganha espaço como um aliado na construção e na definição do posicionamento de um negócio, adaptado e voltado para o cenário atual.
O Canva do Modelo de Negócio é uma ferramenta visual simples: trata-se de um mapa visual pré-formatado com informações que se integram e apresentam claramente o negócio como um todo. A ferramenta permite ao empreendedor mapear e esboçar inovações em um modelo de negócio já existente e serve também para quem quer criar uma nova loja ou empreendimento.
Como definição, podemos dizer que o Business Model Canva é um mapa, contendo os principais itens que constituem uma empresa. O mapa é um resumo dos pontos-chave do plano de negócio e deve ser revisado constantemente para garantir que está sendo bem atendido e, se necessário, fazer alterações para obter um melhor resultado. É uma ferramenta menos formal, mais intuitiva e dinâmica que pode ser utilizada com frequência no dia a dia.
3. Características do Canva
O quadro do modelo de negócio possui 9 blocos. O lado direito corresponde à geração de valor e é alinhado ao desejo do cliente; já o lado esquerdo diz respeito ao que precisa ser feito para entregar valor ao cliente. Para facilitar a compreensão de cada campo, as perguntas abaixo, adaptadas ao universo dos pet shops, ajudam a entender as informações necessárias em cada bloco:
1) Proposta de valor: o que oferecemos de valor para o cliente? Quais as necessidades que satisfazemos?
2) Relacionamento com o cliente: qual é o tipo de relacionamento que temos com o cliente?
3) Segmento de cliente: para quem criamos a proposta de valor?
4) Canais: como estabelecemos contato com o cliente?
5) Receitas: quais são as fontes de renda do meu pet shop?
6) Custos: quais são os custos envolvidos para o funcionamento do meu pet shop?
7) Recursos: quais são os recursos necessários para desenvolver a proposta de valor?
8) Atividades-chave: quais são as principais atividades do meu pet shop?
9) Parceiros-chave: quem são os parceiros que estão comigo? Quem são os parceiros que me ajudam no desenvolvimento do meu pet shop?
As perguntas elaboradas auxiliam a compreender onde inserir cada informação do seu negócio nessa ferramenta.
4. Elaborando a ferramenta aplicada a um pet shop
Agora você verá, na prática, o Canva aplicado a um pet shop genérico.
a) A proposta de valor do pet shop é ofertar produtos para pets de forma diversificada e cuidar esteticamente do pet por meio de serviços de banho e tosa e do centro de beleza;
b) O principal segmento são os tutores interessados no cuidado e bem-estar dos pets;
c) O canal utilizado é o da própria loja física e de vendas pelo telefone;
d) A receita do pet shop vem dos serviços de banho e tosa e venda de produtos;
e) O relacionamento é pessoal;
f) Os recursos para que essas atividades sejam desenvolvidas são espaço e materiais para banho e tosa, estoque de produtos, balconistas, veterinários e demais colaboradores;
g) As principais atividades de um pet shop são o atendimento ao cliente para compra de produtos e o serviço de banho e tosa;
h) Os parceiros essenciais para o pet shop são os fornecedores de alimentos para pets, brinquedos, acessórios e kit banho e tosa, além da equipe de manutenção dos equipamentos do pet shop (computador, sistemas, materiais de banho e tosa etc.);
i) Nos custos, estão incluídos os salários de colaboradores, água, aluguel, energia elétrica, embalagens e sistemas de informação.
5. Inovando no Canva aplicado ao pet shop
Você viu anteriormente o exemplo do Canva do Modelo de Negócio para um pet shop genérico. Porém, com as exigências do mercado e as mudanças tecnológicas, o pet shop percebeu que era preciso atingir um novo público: os jovens que moram sozinhos, gostam de comprar on-line e estão atentos às novidades do mercado pet. Neste próximo exemplo, você verá como a inovação modificou esse modelo de negócio:
1) O segmento escolhido foi o de jovens tutores conectados, que gostam de comprar on-line, moram sozinhos e estão atentos às tendências do mercado pet;
2) A proposta de valor é ofertar produtos e serviços de forma on-line, sem depender de uma loja física, e fazer eventos periódicos de acordo com as tendências do mercado;
3) A relação com os clientes é automatizada e personalizada;
4) Os canais para compra de produtos são WhatsApp, redes sociais, aplicativo próprio e e-commerce;
5) A fonte de receita do pet shop vem do serviço de assinatura e delivery de banho e tosa, além das vendas pelos canais digitais;
6) As principais atividades são o concurso de fantasia pet e o show do DJ para o desfile;
7) Os recursos para as atividades são caixa de som, microfone, pódio, medalhas e tapete para o desfile;
8) Os parceiros essenciais para o pet shop são os fornecedores de equipamentos de áudio, o DJ e os jurados;
9) O custo vem da contratação do DJ, materiais para o desfile e locação de equipamentos de áudio.
Agora você, lojista, pode colocar em prática e elaborar o Canva do Modelo de Negócio do seu pet shop! O Canva pode ser feito manualmente, com papel e caneta, ou pelo computador. Para conhecer mais sobre os templates gratuitos do Canva, clique aqui e visite o blog do Professor Marcelo Pimenta, que é especialista nesse assunto.
Lembre-se: é preciso estar atento às mudanças e transformações no mercado pet. Por isso, sugerimos que o Canva fique na sua sala, impresso como uma mapa, e seja revisado periodicamente. Uma vez por mês ou a cada trimestre tire de 1 a 2 horas, chame seus líderes, identifique oportunidades de melhorias e ajustes e crie planos de ação para testar essas inovações.
A inovação nem sempre está atrelada à tecnologia. Outros exemplos de como é possível inovar no pet shop são: oferecer produtos inusitados, alimentação para dietas, serviços veterinários, ambiente físico, acessibilidade, seguro para pets, entre outros.
REFERÊNCIAS
Marcelo Pimenta Negócios – Modelo de negócios
Marcelo Pimenta Negócios – O que é Canva de Modelo de Negócio?
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