Os tutores de animais de estimação confiam em um processo de produção avançado para garantir que os produtos oferecidos aos pets sejam seguros e saudáveis.
E neste aspecto, o padrão de qualidade dos alimentos têm relação direta com os métodos mais avançados de produção.
Assim, a nova fábrica da PremieRpet® inaugurada em junho de 2022 na cidade de Porto Amazonas (Paraná) para a produção de ração seca é um exemplo avançado na garantia de qualidade e segurança nos alimentos para os pets.
Vantagens dos alimentos pets produzidos com tecnologia de ponta
Lojistas e tutores de pets devem estar atentos aos padrões elevados de excelência na produção de alimentos para cães e gatos, sobretudo as “Boas Práticas de Fabricação” (BPF), como as adotadas pela PremieRpet®. São elas:
1) Higiene Pessoal
Todos os funcionários envolvidos na fabricação dos alimentos para pets devem seguir rigorosas práticas de higiene pessoal.
Lavar as mãos regularmente com água morna e sabão, usar roupas limpas e adequadas, como uniformes, luvas e toucas, e evitar qualquer comportamento que possa contaminar os alimentos são essenciais.
2) Controle de Contaminação Cruzada
Medidas que devem ser implementadas com rigor para evitar a contaminação cruzada entre diferentes ingredientes, produtos e áreas de processamento compõem:
- A segregação adequada dos materiais;
- O uso de equipamentos dedicados para diferentes produtos;
- A limpeza e sanitização regular dos equipamentos e superfícies de trabalho.
3) Controle de Pragas
É fundamental adotar práticas eficazes de controle de pragas para evitar a entrada e proliferação de insetos, roedores e outras contaminações nas instalações de fabricação.
Uso de barreiras físicas, armadilhas, inseticidas adequados e programas de monitoramento regular, são algumas medidas consideradas eficazes.
4) Matérias-Primas Seguras
Utilizar matérias-primas de alta qualidade e provenientes de fornecedores confiáveis traz confiabilidade aos produtos.
As matérias-primas devem atender aos padrões de qualidade e segurança estabelecidos pela fabricante e com registros adequados para rastreabilidade.
5) Armazenamento Adequado de Ingredientes
Os ingredientes devem ser armazenados corretamente em áreas designadas, separados de acordo com suas características e requisitos de armazenamento.
Ingredientes protegidos contra a deterioração evitam contaminação e danos físicos.
6) Controle de Temperatura
O controle adequado da temperatura durante todas as etapas do processo de fabricação também é fundamental para garantir a qualidade.
Armazenamento adequado de ingredientes sensíveis ao calor, refrigeração adequada de produtos perecíveis e monitoramento regular da temperatura em áreas críticas, são alguns dos principais procedimentos.
7) Limpeza e Sanitização
Rotinas de limpeza e sanitização devem ser rigorosas para todas as áreas de processamento, equipamentos e utensílios.
Além disso, usar produtos de limpeza apropriados e seguir as instruções de uso corretamente e claro, descartar todos os resíduos adequadamente são importantíssimos.
8) Treinamento de Funcionários
Todos os funcionários envolvidos na fabricação dos alimentos para pets têm que receber treinamento adequado sobre as “Boas Práticas de Fabricação (BPF)”.
No mais, é importante manter registros dos treinamentos sempre atualizados.
9) Monitoramento e Controle de Qualidade
Sistemas de controle de qualidade garantem que os alimentos para pets atendam aos padrões estabelecidos, como na PremieRpet®.
Nesse processo inclui-se a amostragem e testes regulares de produtos acabados, bem como o monitoramento de parâmetros críticos durante o processo de fabricação.
10) Saúde dos Colaboradores
11) Rastreabilidade e Recall
Fabricantes de alimentos para pets que adotam sistemas eficientes de monitoramento podem responder rapidamente a qualquer eventual problema.
Isso garante a saúde e o bem-estar dos animais de estimação e mantém a confiança dos consumidores.
Exemplos do processo de produção avançado
As linhas de extrusão – equipamentos usados na produção de rações – mais avançadas garantem a eficiência e segurança na fabricação dos alimentos para os pets.
Equipamentos de ponta garantem a correta produção de proteínas, gorduras e demais ingredientes durante o processo de produção.
Tudo isso garante maior digestibilidade para os pets, o que ajuda a evitar problemas de saúde para os cães e gatos.
Na fábrica de Porto Amazonas da PremieRpet®, por exemplo, há um laboratório exclusivo para análises, garantindo ainda mais a qualidade do alimento produzido localmente.
- Mínimo contato humano no processo de produção
Os equipamentos adotados pela PremieRpet® em seu processo de produção avançado proporcionam o mínimo de contato humano na manipulação dos alimentos para cães e gatos, reduzindo drasticamente a possibilidade de contaminações.
Além disso, o procedimento auxilia no controle dos rígidos padrões de qualidade dos alimentos para cães e gatos, garantindo a segurança alimentar e a qualidade dos produtos destinados aos animais de estimação.
Uma vez que alguns animais de estimação podem ter alergias ou intolerâncias a certos ingredientes presentes nos alimentos comerciais, o contato humano poderia levar à transferência de resíduos ou traços dessas substâncias para os alimentos.
Assim, previne-se o risco de desencadear reações adversas em animais sensíveis.
A excelência da nova fábrica da PremieRpet® em Porto Amazonas
Com 92 mil m² de área construída, a unidade foi planejada para atender novas demandas de expansão, concretizando o maior e mais tecnológico polo industrial do setor na América Latina.
A fábrica está localizada em um município próximo de fornecedores de proteína e grãos, além de grande centro consumidor.
Isso garante qualidade e eficiência logística com um excelente sistema de distribuição.
A região conta com uma malha rodoviária eficiente e de fácil acesso às áreas ferroviárias e portuárias, o que condiz com condições favoráveis tanto para receber insumos importados, como para ajudar a expandir o negócio.
- Energia solar e sustentabilidade
A partir de abril de 2023 todas as fábricas da PremieRpet passaram a ser supridas por energia solar no abastecimento das suas fábricas.
O importante marco de sustentabilidade da companhia acontece graças ao investimento na maior usina solar do estado de São Paulo, localizada no município de Castilho.
O contrato de fornecimento de longo prazo (PPA – Power Purchase Agreement) com a Comerc Renew, braço de geração do Grupo Comerc prevê evitar a emissão de 16 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera por ano.
- Certificações: o pioneirismo da PremieRpet®
A PremieRpet® é referência no segmento de pet food com a conquista da certificação Leed Gold, principal selo mundial que reconhece edificações verdes que seguem padrões internacionais.
A fábrica de cookies em Dourado (São Paulo), inaugurada em 2016, ganhou a certificação e a nova fábrica de Porto Amazonas, no Paraná, já foi planejada para receber o selo.
Além disso, a empresa recebeu o certificado ISO 9001 em 2015, comprovando a capacidade da empresa de fornecer produtos e serviços que atendem às necessidades do mercado de pets e todos os requisitos legais e regulatórios.
A PremieRpet® está pronta a oferecer os melhores produtos para os pets com foco na excelência, confiança e integridade.