É essencial para o lojista ter uma comunicação visual para pet shops eficiente para transmitir a mensagem correta e atrair os clientes. Confira aqui:
Pra comerciantes e lojistas, poucas coisas são tão eficientes quanto a propaganda boca a boca nas vendas não é?
Mas já pensou em melhorar a comunicação visual da sua loja pra causar aquela boa primeira impressão?
Pois é, a boa primeira impressão marca as pessoas e é fundamental pra fidelizar os clientes e trazerem ainda mais interessados na sua loja!
Além das dicas importantes que você vai ver aqui, é sempre necessário utilizar os elementos visuais que representam as marcas de qualidade que você comercializa.
Além disso, são importantes para uma forte presença online pontos como:
- Logotipos;
- Cores;
- Embalagens; e
- Materiais promocionais;
E pra facilitar a sua vida, a PremieRpet® lançou a plataforma PACK PremieRpet® com o objetivo de apoiar os lojistas parceiros na otimização de seus negócios, com uma comunicação ainda mais potente nos meios digitais. Confira:
1) Comunicação consistente
A comunicação visual para pet shops consistente e integrada ajuda a estabelecer uma identidade de marca reconhecível. Veja exemplos:
- Originalidade na comunicação visual;
- Experiência personalizada;
- Clareza da informação;
- Credibilidade e profissionalismo;
- Presença onde seu cliente está;
- Mesma informação em todos os canais;
- Treinamento de funcionários.
Através de uma abordagem coesa e alinhada em diversos canais de comunicação, é possível transmitir uma imagem sólida e facilmente identificável para o público.
Não esqueça também de definir uma mensagem central e posicionamento claro para sua loja.
Certifique-se de que todos os elementos de comunicação, como site, mídia social, materiais impressos e anúncios, reflitam essa mensagem de forma consistente.
E claro, a comunicação não se limita apenas às palavras, a experiência do cliente também é fundamental.
Garanta que a experiência do cliente em todos os pontos de contato com a marca reflita seus valores e identidade.
2) Presença em diversos canais
Para a melhor comunicação visual para Pet Shops, a presença em diversos canais de comunicação, é um fator estratégico para diversificação e maior alcance de públicos.
Entenda o papel que cada canal pode oferecer:
- Lojas físicas
Local tradicional onde os clientes podem visitar o estabelecimento, conversar com os funcionários e obter informações sobre produtos, serviços, promoções e cuidados com os animais de estimação. E claro, comprar.
É o local ideal para fidelizar o seu cliente e construir relacionamentos, afinal ele já passou por todas as etapas de pesquisa e contato anteriores e chegou pessoalmente até você.
Procure causar a melhor experiência possível para esse cliente!
- Atendimento telefônico
Um número de telefone permite que os clientes possam fazer contato direto para esclarecer dúvidas pontuais ou verificar o oferecimento de algum produto ou serviço.
O meio é útil, por exemplo, para fazer perguntas, agendar consultas ou serviços, solicitar informações sobre produtos ou fazer pedidos.
É um contato importante para, além de ser uma das portas de entrada do seu cliente, utilizar como meio para trazer o seu cliente até sua loja física.
Convide para conhecer ou passar maiores informações!
- Website
Um site é um ambiente mais elaborado onde os clientes podem encontrar informações detalhadas sobre produtos, serviços, horário de funcionamento, localização e muito mais.
O site pode incluir também funcionalidades como agendamento de consultas ou serviços de banho e tosa, por exemplo.
Além do telefone, muitos pet shops têm um endereço de e-mail para permitir que os clientes enviem mensagens mais elaboradas, com perguntas, sugestões ou solicitações formais, como agendamento ou pedido de compras.
Essa é uma forma conveniente de comunicação, especialmente para assuntos menos urgentes.
No mais, é um excelente canal para se relacionar com fornecedores, receber ofertas e comunicações personalizadas e até mesmo disparar comunicações especiais para seus clientes!
- Redes sociais
As redes sociais, como Facebook e Instagram, são canais populares onde seu cliente está.
Lá é possível compartilhar conteúdo relacionado a animais de estimação, divulgar promoções, responder a perguntas dos clientes e receber feedback.
É um canal que permite um contato ao mesmo tempo direto, rápido e personalizado, possibilitando conhecer de graça o perfil e estilo dos seus clientes.
- Aplicativos móveis
Algumas lojas oferecem aplicativos móveis dedicados, nos quais os clientes podem fazer compras, agendar serviços, receber notificações sobre promoções, acompanhar informações de saúde do animal de estimação e muito mais.
- Cartazes e folhetos
Dentro da loja física, os pet shops podem usar cartazes e folhetos para fornecer informações sobre produtos, serviços, eventos ou programas de fidelidade.
Esses materiais impressos podem ser estrategicamente posicionados para atrair a atenção dos clientes e levados para onde o consumidor for.
3) Tecnologia nas vendas
Loja online
Uma loja virtual é uma maneira eficaz de expandir o alcance do seu pet shop, permitindo que os clientes comprem produtos e serviços diretamente pela internet.
Afinal, uma loja online pode oferecer uma grande variedade de produtos, incluindo descrições detalhadas e fotos, o que pode facilitar a escolha dos clientes.
Ainda é possível implementar recursos como carrinho de compras, opções de pagamento seguro, incluindo programas de fidelidade para incentivar a repetição das compras.
Marketing digital
As estratégias de marketing digital ajudam a promover a loja e seus produtos.
O plano pode incluir a criação de um site informativo, blog ou canal de vídeos com dicas sobre cuidados com animais de estimação.
Anúncios do Google AdWords ou do Facebook Ads podem direcionar o público-alvo e aumentar a visibilidade da sua loja.
E-mail marketing
Coletar endereços de e-mail dos clientes e enviar newsletters periódicas é uma ótima maneira eficiente para travar contato com os clientes e informá-los sobre promoções, novos produtos e eventos especiais.
As mensagens podem ser personalizadas de acordo com as preferências do cliente e ainda oferecer descontos exclusivos para incentivar as compras.
Programa de fidelidade
Os clientes podem ser incentivados a comprarem regularmente no pet shop por meio de um programa de fidelidade.
Nele, é possível oferecer descontos ou brindes para clientes frequentes, pontuação de compras para trocar por produtos ou serviços gratuitos e outras recompensas especiais.
O consumidor certamente vai retornar para a loja.
Avaliações e depoimentos online
Os clientes devem ser encorajados a deixarem avaliações e depoimentos positivos sobre a loja em plataformas online, como por exemplo:
- Google;
- Facebook e Instagram; ou
- Sites especializados em avaliações de empresas.
São essas avaliações que ajudam a construir confiança com potenciais clientes, expondo a qualidade dos produtos e serviços.
Parcerias/influencers
Influenciadores digitais relacionados a pets podem promover os produtos ou serviços voltados aos tutores, gerando interesse na loja.
4) Aplicativos de mensagens
Alguns aplicativos podem ser oferecidos para impulsionar os negócios e a comunicação visual para pet shops, como por exemplo:
Atendimento ao cliente: Os aplicativos de mensagens permitem uma comunicação direta e instantânea com os clientes.
Os pet shops podem oferecer um número de WhatsApp para que os clientes possam entrar em contato para fazer perguntas, obter informações sobre produtos, serviços e agendamentos.
Isso resulta em um atendimento personalizado e constrói uma relação mais próxima com o cliente.
Catálogo de produtos: Os pet shops podem enviar imagens, descrições e preços de produtos diretamente aos clientes por meio do WhatsApp ou Telegram.
A medida permite que os clientes visualizem os produtos disponíveis e façam pedidos de forma rápida e fácil, sem precisar ir à loja física.
É possível criar um catálogo digital no WhatsApp Business para facilitar o processo de compra.
Promoções e ofertas especiais: Os aplicativos de mensagens são uma plataforma eficiente divulgar promoções e ofertas especiais aos clientes.
Os pet shops podem enviar mensagens para seus contatos ou criar grupos específicos para notificar os clientes sobre descontos, pacotes promocionais, brindes ou eventos.
As vendas poderão ser impulsionadas, fidelizando os clientes.
Serviços de delivery: O WhatsApp tem sido utilizado para receber pedidos de produtos e serviços de delivery.
Os clientes podem entrar em contato por mensagem, informar os produtos desejados e o endereço de entrega, inclusive nos pets shops.
Serviços de entrega ou opções de retirada na loja aumentam a comodidade para os clientes, sobretudo para itens maiores, como alimentos ou produtos para cuidados com os animais.
Uma entrega rápida e confiável deve atrair mais clientes e incentivar a comprar no estabelecimento do lojista, ao invés de procurarem outras opções.
Suporte pós-venda: Após a compra, os aplicativos de mensagens permitem que os pet shops ofereçam suporte pós-venda aos clientes.
Os clientes podem entrar em contato caso tenham dúvidas sobre os produtos adquiridos, solicitem orientações sobre cuidados com os animais ou precisem de assistência adicional.
Com certeza o pós venda contribue para a satisfação dos consumidores e a construção de um relacionamento duradouro!
Novidade no varejo
Depois de todas essas dicas, você sabia que existe hoje uma ferramenta da PremieRpet® que facilita a sua vida na comunicação visual para pet shops da sua loja?
Pois é, a plataforma PACK PremieRpet® veio pra aperfeiçoar a comunicação e potencializar as vendas dos lojistas.
A PremieRpet® oferece aos seus lojistas cadastrados acesso a um banco de imagens completo que engloba todos os tipos de imagens cadastradas no PACK PremieRpet®.
Além disso, o banco disponibiliza um manual para garantir a melhor aplicação dessas imagens.
Por meio do banco de imagens, os lojistas podem realizar buscas por linhas de produtos específicos.
Isso permite acessar peças como embalagens, banners e arquivos prontos para serem usados em redes sociais, como stories, feed, e também em aplicativos de mensagens populares, como WhatsApp e Telegram.
Um dos grandes diferenciais é a personalização que o banco oferece. Os lojistas têm a possibilidade de baixar os arquivos de forma personalizada, permitindo que incluam o logo e informações específicas de cada loja.
Dessa forma, é possível criar uma comunicação mais alinhada com a identidade de cada parceiro da PremieRpet®, o que fortalece a interação com o consumidor final e potencializa as vendas.