Nesse guia completo você vai descobrir a alimentação ideal para o seu gato de acordo com o tipo de pelagem. Também abordaremos os devidos cuidados com o pelo do seu gato.
A pelagem dos gatos é mais do que uma camada de pelos que cobre o corpo. Ela é a identidade dos felinos e um dos pontos que mais chama atenção nesses animais.
Além da infinidade de cores e padrões, existem gatos de pelos longos, pelos curtos e até algumas raças exóticas como os selkirk rex que possuem pelos encaracolados ou sphynx que não possuem pelos.
Dentre as particularidades dos bichanos, os cuidados com a pelagem são um ponto importante.
Existe uma alimentação ideal para cada tipo de pelo de gato?
Sim. De modo geral, para pelos longos ou curtos, a nutrição é um ponto muito importante quando pensamos na pelagem dos gatos. Assim como acontece para nós humanos, uma boa alimentação é o que fortalece, dá brilho e maciez para os pelos.
Quando vemos um bichano com pelos opacos, salvo em casos de animais com doenças crônicas e problemas de absorção de nutrientes, podemos ter certeza de que esse gato não ingere um alimento de qualidade.
Gatos que comem ração dificilmente vão apresentar desnutrição e uma má qualidade dos pelos de origem nutricional. Isso porque alimentos comerciais (quando falamos de empresas sérias e produtos de qualidade como os da PremieRpet®) são nutricionalmente completos, ou seja, contêm todos os nutrientes essenciais para a saúde em suas quantidades adequadas.
Mas em se tratando de qualidade, rações premium e super premium possuem ingredientes superiores que têm um maior aproveitamento pelo organismo, favorecendo ainda mais a beleza e a qualidade dos pelos.
Agora, se o seu bichano come outro tipo de alimento ou ainda se você é do tipo de tutor que costuma exagerar um pouquinho nos agrados e petiscos, seu gato pode estar com uma dieta deficiente em nutrientes, e, na falta deles, o organismo foca em atender as necessidades dos órgãos vitais, deixando pele e pelagem em segundo plano.
A nutrição também é uma aliada quando temos um gatinho com predisposição especial à formação de bolas de pelos. Existem diversos estudos que comprovam que, embora sejam carnívoros e naturalmente comam pouca fibra, esse nutriente traz muitos benefícios para a saúde e bom funcionamento do intestino dos felinos, melhorando principalmente a digestão e o trânsito intestinal.
Dessa forma, aumentar a quantidade de fibras da dieta, juntamente com um bom consumo de água, ajuda muito na eliminação das temidas bolas de pelos.
Pelo curto
Para os gatinhos de pelos curtos não há exatamente uma ração específica, o importante nesses casos é promover uma alimentação de qualidade garantindo a ingestão dos nutrientes essenciais e outros nutrientes benéficos como os ácidos graxos das famílias ômega 3 e 6, que vão promover uma pelagem saudável, bonita e brilhante.
Uma boa opção para eles seria o alimento PremieR® Gatos Adultos.
Pelo longo
Já, o alimento PremieR® Gatos Pelos Longos possui em sua composição, além dos nutrientes que vão garantir a maciez e o brilho dos pelos, fibras selecionadas para auxiliar na prevenção das bolas de pelos, uma vez que esse tipo de pelagem predispõe à sua formação.
O que muitos tutores não sabem é que, mesmo se o seu gatinho tiver pelagem curta, se ele for do tipo que tem dificuldade para eliminar bolas de pelos, o alimento destinado a gatos de pelos longos também pode ser utilizado, não havendo nenhuma contraindicação.
Cuidados com os pelos dos gatos
Os gatos são “autolimpantes” por natureza, ou seja, eles conseguem se higienizar sozinhos por meio do grooming. Por possuir uma língua áspera e com pequenas cerdas, ao se lamber conseguem remover sujeiras e pelos mortos.
Essa prática faz com que eles acabem ingerindo pelos ao se limpar, mas não se preocupe! Isso é normal e geralmente os pelos são eliminados naturalmente do organismo através das fezes ou como bolas de pelos por vômitos, que para serem considerados normais devem acontecer numa frequência de no máximo a cada quinze dias.
De modo geral, as bolas de pelo não causam nenhum prejuízo à saúde do seu bichano, entretanto, se não foram devidamente eliminadas do organismo elas podem acabar se aglomerando no trato gastrointestinal e em casos mais graves causar obstruções no estômago ou no intestino – os chamados tricobezoares – precisando de cirurgia para serem removidos.
Nesse caso, seu gatinho poderá apresentar sinais como vômitos ou regurgitação de alimentos, distensão e dor abdominal, falta de apetite, mudanças no comportamento devido à dor, dificuldade para defecar ou mesmo diarreia.
Embora possa acontecer em gatos de pelos curtos, os problemas relacionados às bolas de pelos e os tricobezoares são muito mais comuns em gatos que possuem pelagens longas, pois eles acabam ingerindo pelos maiores e muitas vezes em maior quantidade, por isso a importância de uma alimentação correta.
Um fator fundamental para garantir não só a saúde e beleza dos pelos, mas também para reduzir as bolas de pelos é a escovação frequente da pelagem (ao menos uma vez na semana).
Esse hábito vai remover os pelos que ficam soltos na pelagem e fazer com que, ao se lamber para se limpar, o gato acabe ingerindo menos pelos e consequentemente reduzir à formação das bolas de pelos.
Posso dar banho em gatos?
Banhos em gatos são recomendados APENAS em casos de necessidade médica, e o único apto a fazer tal recomendação é o médico-veterinário.
Por terem a habilidade de se limpar, apenas em raras exceções os banhos são realmente necessários como é o caso de algumas alergias que demandam banhos com produtos específicos.
Algumas raças como o Sphinx (o famoso gato sem pelos) ou o Persa, que têm a pele mais oleosa ou ainda em casos em que o gatinho não esteja conseguindo se higienizar sozinho adequadamente.
Em outros casos o banho não só não é recomendado como é contraindicado pois pode ser um fator de elevado estresse para o gato.
Caso o seu bichano tenha necessidade de banho, é importante estudar sobre os detalhes para garantir que ele seja feito da maneira menos estressante possível.
Conclusão
Em resumo: a pelagem dos gatos é reflexo da sua saúde e dos cuidados que eles recebem em casa.
Oferecer um alimento de qualidade e adequado para as características do seu gatinho é fundamental, assim como cuidados básicos de escovação e visitas periódicas ao médico-veterinário para garantir a saúde dos pelos e a sua saúde geral.