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Como bater recorde de vendas todo o mês no seu Pet Shop

Como bater recorde de vendas todo o mês no seu Pet Shop

21 de março de 2021

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Você gostaria de conseguir bater recordes de vendas a cada mês e ver seu petshop crescer e prosperar? Não seria bom contar com recursos para reinvestir no seu negócio e poder pagar bem seus funcionários? Além disso, investir em marketing, fazer promoções, reformar e ampliar a loja? Tudo isso é possível. Não existe fórmula mágica, mas com empenho diário e disciplina você pode levar seu petshop a bater recordes de vendas todos os meses. Para isso, é preciso investir nas ações certas e buscar melhorar os resultados sempre. A base de um negócio bem-sucedido está nesses quatros pontos: atração, conversão, retenção e reativação.

Nest post, o especialista em marketing e vendas Dino Gueno explica como atrair clientes, oferecer uma boa jornada de compra, ter uma boa taxa de conversão de vendas e conseguir reter essa clientela. Essas estratégias podem fazer toda a diferença nos resultados do seu petshop. Vamos falar melhor de cada uma dessas quatro etapas determinantes para bater metas todos os meses.

1. Atração

O seu petshop precisa ter maior poder de atração, afinal, como diz o ditado, quem não é visto não é lembrado. Acredite: menos pessoas conhecem sua marca do que você imagina. Por isso, é tão importante fazer propaganda do seu petshop. Fazer publicações nas redes sociais não basta. É preciso investir em campanha e o custo das ações de marketing deve estar incluído no orçamento. Para criar a campanha é fundamental ter metas de crescimento. “A meta deve ser ousada, a função da meta é provocar”, explica Dino Gueno, autor do livro A Loja que Vende.

Não basta ter uma meta total de vendas para o seu negócio. Busque estabelecer também metas por segmentos de produtos, como alimentos, acessórios, artigos para higiene e roupas. Apresente mais itens ao cliente do seu petshop, não só o que ele quer ou precisa comprar. Ao trabalhar a venda de produtos complementares e ajudar o tutor a encontrar outros produtos que o seu pet pode estar precisando, sua loja vai conseguir aumentar a rentabilidade.

O investimento em marketing na divulgação de seus produtos e serviços é o primeiro passo para conquistar os clientes. Importante destacar que campanhas não são apenas promoções e descontos. Também são a oportunidade de fazer lançamentos e oferecer benefícios. “O investimento em marketing deve ser proporcional à meta de vendas”, afirma o consultor Dino Gueno. Faça um calendário com previsão de ações para ter uma visão geral do mês, com metas semanais e diárias.

Dino Gueno, autor do livro A Loja que Vende: “A meta deve ser ousada”

2. Conversão

Podemos definir a conversão como sendo a capacidade de transformar atendimentos em vendas melhores. Por isso, é muito importante ter metas e medir a conversão de vendas. Com esse controle é possível saber, por exemplo, quais vendedores estão obtendo melhores resultados. O mesmo raciocínio vale para os canais digitais. Com esse acompanhamento fica mais fácil saber que tipo de divulgação é mais bem-sucedida e qual canal tem dado mais retorno.

Para fazer esse controle, você pode optar pelo modelo que for mais conveniente para o seu negócio. Pode ser uma tabela para ser preenchida manualmente, uma planilha no computar ou mesmo pelo sistema da loja. Também há a possibilidade de usar uma plataforma digital para compartilhada o documento com todo o time. O importante é registrar as vendas que foram feitas e assinalar o motivo para uma venda que não foi feita. “Melhor começar com o mais simples em vez de adiar o trabalho de controle à procura da solução ideal”, sugere Gueno.

O consultor destaca que toda a equipe precisa estar bem treinada para esclarecer dúvidas dos clientes e oferecer novos produtos. Estoquistas, entregadores e funcionários do caixa podem receber questionamentos dos tutores de pets e ter oportunidade para oferecer produtos complementares. Uma equipe bem capacitada também estará mais preparada para contornar objeções dos clientes quando eles disserem “não” para um produto. Entender a recusa do cliente é o primeiro passo para melhorar a estratégia de venda.

A exposição estratégica de produtos é outro ponto que influencia a conversão. Verifique se os clientes têm acesso aos produtos, coloque os itens vitais em destaque: conveniência, facilidade e segurança influenciam nas vendas. Seu petshop precisa ter diferenciais para não depender apenas do preço para atrair o cliente. Ambiente acolhedor, bom atendimento e agilidade contam muito.

Equipe do petshop deve ser bem treinada para oferecer bom atendimento aos clientes

3. Retenção

A retenção está diretamente ligada à satisfação do cliente. Quando você surpreende o cliente com uma entrega maior que a expectativa você garante a satisfação, o melhor caminho para fidelizar a clientela. Seu petshop só vai reter os clientes que estão felizes.

O cliente que comprou uma vez pode comprar sempre no seu petshop. A comunicação eficiente tem um papel fundamental nessa etapa. O atendimento pelo WhatsApp e contatos por telefone garantem mais agilidade no processo de vendas. Você precisa ainda investir em um cuidadoso trabalho de pós-venda. Procure seu cliente, confirme se ficou satisfeito com a compra, ouça sugestões e críticas para aprimorar seu atendimento. Além disso, apresente lançamentos, promoção ou a recompra de item que o tutor sempre procura, como ração, por exemplo. Isso vai ajudar seu petshop a cumprir as metas e bater recordes de vendas.

4. Reativação

Invista no relacionamento com os clientes, mantendo cadastros atualizados e contatos frequentes para motivar novas compras. Clientes antigos que não estão frequentando seu petshop provavelmente estão comprando em outro estabelecimento, por alguma insatisfação ou motivo banal. Busque reativar esse relacionamento, oferecendo algum benefício para que voltem a comprar no seu petshop: cupons, convites, brindes, vouchers ou outras vantagens. Use o cadastro para ir atrás desses consumidores e oferecer promoções exclusivas. Para bater meta de vendas é preciso aumentar a base de clientes, comparar sempre a taxa de clientes ativos e inativos.

Se precisar de apoio em alguma dessas etapas, conte com os conteúdos sobre estratégias de vendas e gestão de negócios produzidos pela PremierPet® e disponíveis no site premierpet.com.br ou procure um consultor do time de vendas.

Referências:
https://www.youtube.com/watch?v=eYyfIYCvAWg

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