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Como criar um calendário promocional para o pet shop vender mais

Como criar um calendário promocional para o pet shop vender mais

13 de abril de 2022

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Resumo:

As datas comemorativas são ótimas oportunidades para promover o pet shop, fidelizar a clientela, vender mais e bater metas. Nessas ocasiões especiais as vendas são estimuladas pelo ambiente alegre, clima familiar, sentimento de gratidão e vontade de presentear quem a gente ama.

Com os tutores de pets não é diferente, já que eles têm um laço afetivo muito forte com os seus animais de estimação e querem que eles façam parte da festa.

Neste post, vamos mostrar como criar um calendário promocional com base em datas festivas ao longo do ano para alavancar as vendas e melhorar os seus resultados.

1. Comece planejando bem

O planejamento é essencial para um negócio, independentemente do tamanho do seu pet shop. Organizar as datas comemorativas ao longo do ano é uma estratégia muito importante, por isso, prepare-se para atrair e conquistar os clientes com produtos e serviços relacionados ao tema.

A elaboração de um calendário promocional permite maior controle sobre as ações realizadas, seus investimentos e resultados, e colabora no planejamento ao longo do ano. Isso vai te ajudar na hora de programar as compras e gerenciar o estoque.

 O calendário promocional é composto por todas as datas consideradas importantes, de janeiro a dezembro, para anunciar e realizar ações promocionais temáticas. O nosso calendário tradicional já traz algumas datas sazonais para o comércio, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, por exemplo.

Além das datas comemorativas tradicionais, é possível também criar promoções aproveitando as comemorações de festas populares, como o Carnaval e o Halloween, que cada vez mais vez encantando os brasileiros – inclusive a PremierPet® tem um cookie de edição limitada para essa data, tendo a abóbora como um dos ingredientes. Esses períodos de festas populares são excelentes para desenvolvimento da criatividade que pode incentivar a comercialização de acessórios temáticos, concurso de fantasia, decoração da loja voltada à temática da festa, entre outros. Lembrando que cada pet shop também pode definir outras datas para ações promocionais conforme seu calendário (como data de fundação da loja por exemplo).

2. Defina seu público-alvo

O primeiro passo é saber para quem você quer vender. Ao definir o público-alvo você poderá focar nas estratégias do seu pet shop para se comunicar de forma mais eficiente com os clientes que quer atrair. Para as campanhas em datas comemorativas, é essencial conhecer o público para que a divulgação desperte interesse pela compra.

3. Mix ideal de produtos

Não se limite a desejar “Feliz Dia dos Animais”, por exemplo. Aproveite para promover esses produtos em estoque e incentivar as vendas. Lembre-se que, além de impulsionar as vendas, a criação de um calendário reforça a presença digital da sua marca.

4. Ações promocionais

Em datas comemorativas, planeje a divulgação pensando nos diferentes momentos da campanha: antes, durante e na fase final. Com o planejamento de um calendário promocional fica mais fácil dimensionar a equipe de trabalho e fechar parcerias bem-sucedidas. Tenha certeza de que sua equipe está preparada para atender, convencer o cliente e vender nas datas comemorativas.

5. Vitrine e eventos

A fachada e a vitrine funcionam como um cartão de visitas e mostram o que o pet shop tem de melhor para oferecer. Dentro da loja, o visual e a exposição dos produtos devem atender à expectativa gerada pela vitrine. Para isso, sua loja física ou virtual deve estar bem organizada, com os produtos temáticos em destaque.

Nas datas comemorativas, utilize elementos que estejam relacionados à tradição da data, criando uma conexão emocional com seus consumidores. Aproveite para fazer uma decoração temática em sua vitrine e promova eventos, como, por exemplo, uma feira de adoção ou campanha de imunização. 

6. Divulgação e estratégias de marketing

Planeje a divulgação para engajar o cliente com uma campanha criativa e atrativa. No Instagram da PremieRpet® (@premierpet) há conteúdos prontos que podem ser replicados. Siga o nosso perfil e compartilhe facilmente posts como este:

Crie um espaço instagramável na sua loja física para incentivar os tutores a tirarem fotos no local e postarem nas redes sociais, ampliando a divulgação do seu negócio.

Além de divulgar a data ou feriado, no caso de ter feito um concurso ou sorteio, agradeça posteriormente a participação do cliente.

Assim, você estreita o relacionamento com o seu público. Dependendo da quantidade de pessoas envolvidas, criar um conteúdo de agradecimento geral costuma ser a melhor solução.

Acompanhe sempre o resultado das suas ações de divulgação. Verifique as métricas para saber se os seus clientes respondem mais quando recebem vídeos ou quando recebem textos, por exemplo. Fique atento às campanhas que tiveram maior conversão de vendas. Com isso, nas próximas datas, você terá embasamento para agir de forma mais alinhada com a sua audiência.

Uma boa métrica para saber se o conteúdo está ou não sendo relevante é acompanhar o engajamento, que deve sempre estar em 3% ou mais. A média de engajamento é o resultado da divisão entre o número de interações (curtidas, comentários, compartilhamentos) e o número de alcance no período selecionado.

7. Calendário específico para o mercado pet

Não foque em vender apenas os produtos, venda sonhos e soluções também. Ressalte os benefícios que os itens podem proporcionar aos animais de estimação. Para que as pessoas se interessem pela sua campanha, é preciso que ela seja objetiva e exponha o melhor do seu produto, além de envolver os clientes para que eles entrem no clima de comemoração.

Além de feriados tradicionais, como Páscoa e Natal, amplie seu calendário promocional incluindo datas relacionadas aos pets, como Dia dos Animais, Dia da Adoção e Dia da Imunização.

Confira algumas datas comemorativas para promover o seu pet shop:

FEVEREIRO

17 – Dia Mundial do Gato

MARÇO

04 – Dia mundial da obesidade

14 – Dia Nacional dos Animais

31 – Dia da saúde e nutrição   

ABRIL

Abril Laranja

08 – Dia Mundial de Combate ao Câncer

Dia Internacional do Cão Guia (última quarta de abril)

MAIO

17 – Dia Mundial da Hipertensão

25 – Dia Nacional da Adoção

29 – Dia Mundial da Saúde Digestiva

JUNHO

Festa Junina

JULHO

31 – Dia do SRD/ Vira-Lata

AGOSTO

17 – Dia do Gato Preto

SETEMBRO

09 – Dia do Médico Veterinário

Último sábado – Dia Internacional do Coelho

OUTUBRO

04 – Dia Mundial dos Animais

04 – Dia do Cachorro

05 – Dia Mundial das Aves

29 – Dia Internacional do Gato

31- Halloween

DEZEMBRO

25- Natal

REFERÊNCIAS

O calendário de datas do mundo animal – Guia dos Curiosos

Folder Venda melhor datas comemorativas e tematicasset2017AF web.pdf (sebrae.com.br)

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