No dia 30 de agosto, comemoramos o Dia do Lojista. Por isso, vamos dedicar todo o mês de agosto a você! Neste post especial em comemoração ao mês do lojista, reunimos conteúdos práticos que vão te ajudar no planejamento de ações para gerar resultados satisfatórios e lucrativos para a sua loja. Você poderá acessar textos, áudios e vídeos que servirão de suporte no desenvolvimento do seu negócio.
Seis eixos para sustentar o sucesso do seu negócio:
Para a PremieRpet®, o sucesso do lojista depende de uma atuação composta por seis eixos: loja perfeita, liderança inspiradora, serviços inovadores, presença digital, solução em produtos e atendimento encantador. Ao longo deste texto, você vai conhecer cada um desses eixos, bem como a importância de tê-los alinhados ao seu modelo de negócios, para atrair e reter clientes, gerando prosperidade ao seu negócio.
1. Loja Perfeita
A Loja Perfeita diz respeito a como deixar uma loja atrativa para o cliente, usando estratégias para facilitar o momento de compra do consumidor.
Faz parte desse eixo a organização de gôndolas por espécies, categorias e segmentos, com planograma definido e mapeamento de zonas quentes e frias, além de toda a gestão de estoque e revisão do mix de produtos.
Por fim, na apresentação da loja, ações bem elaboradas resultam em uma fachada atraente e um ambiente agradável e organizado, onde o cliente pode visualizar os produtos com conforto e segurança.
2. Liderança inspiradora
É o eixo que tem relação direta com a gestão de pessoas, ativo mais importante da loja.
Nesse eixo, o líder deve ser ativo para ajudar cada membro da equipe a se desenvolver, oferecendo cursos de capacitação e identificando as características e talentos individuais dos integrantes da equipe.
Por meio de ações direcionadas, é possível ter uma liderança humanizada, que reconheça os acertos e conquistas e oriente a equipe quando ocorrerem falhas.
3. Serviços inovadores
O eixo Serviços Inovadores é responsável por trazer inovação e diferenciação do pet shop no segmento.
Esse eixo ajuda o pet shop a ter uma estratégia de relacionamento que satisfaz e encanta o cliente para oferecer uma experiência diferenciada. Além disso, auxilia o lojista a ter ferramentas inovadoras para melhorar a experiência do cliente, como CRM, clube de vantagens, programa de fidelidade e omnicanalidade.
4. Presença digital
A Presença Digital é o eixo responsável pelo planejamento de ações estratégicas na internet e nas mídias sociais do pet shop.
Faz parte desse eixo orientar o time de marketing no planejamento de um calendário de publicações com avaliação dos indicadores e dos resultados obtidos.
Além disso, contribui para o pet shop ter um e-commerce efetivo e satisfatório, resultando em vendas e lucro para o negócio.
5. Solução em produtos
O eixo de Solução em Produtos ajuda o time a conhecer mais sobre os produtos oferecidos pela loja e suas especificidades.
Esse eixo dá suporte para que os balconistas traduzam de maneira simples e assertiva as informações presentes nas embalagens dos alimentos para cães e gatos e saibam argumentar sobre alimentos específicos e alimentos coadjuvantes, indicando, assim, o melhor produto ao cliente.
6. Atendimento encantador
O eixo de Atendimento Encantador orienta os atendentes sobre como oferecer um bom atendimento ao público, de maneira que o cliente se sinta motivado a comprar na loja novamente.
Esse é o eixo que oferece capacitação ao balconista para que ele apresente a loja adequadamente ao cliente, reforce quais são os diferenciais da empresa. Chamar o cliente pelo nome e conhecer os pets e suas preferências também é essencial para um bom atendimento
Dicas de conteúdos para ter um negócio lucrativo com base nos seis eixos
Para ter um negócio lucrativo, é imprescindível que o lojista tenha acesso a conhecimento e informações relevantes. Por isso, reunimos conteúdos de cada eixo nos formatos de vídeo, podcast e post de blog para que você tenha um negócio de sucesso.
1. Loja perfeita
A loja é o principal ponto de contato com os clientes e, por meio dela, podemos atrair clientes para conhecer nossos produtos e serviços.
- Um dos fatores que contribuem para aumentar a lucratividade do seu pet shop é ter um mix adequado de produtos. É essencial fazer um planejamento na hora de selecionar os itens que serão oferecidos, levando em consideração a localização, o estilo da loja e a disponibilidade de espaço para atender perfis diferentes de clientes, com o objetivo de atingir uma boa rentabilidade e impulsionar o seu negócio.
- No texto “Como escolher o melhor mix de produtos para o seu pet shop?”, te ajudamos na escolha e combinação de produtos do seu pet shop, garantindo uma jornada de compra mais eficiente e clientes mais satisfeitos.
- No episódio “Merchandising para vender mais” do podcast Universo Pet Shop, conversamos com uma dupla de profissionais da PremieRpet® especialistas em deixar o pet shop organizado e melhorar a experiência do cliente: Suzana Pessoa Cavalcanti e Helton Leal.
2. Liderança inspiradora
Para terem sucesso, os negócios dependem de uma gestão eficiente e uma liderança que motive seus colaboradores.
- No episódio “Questões fundamentais para você ter uma equipe nota 10” do podcast Universo Pet Shop, a psicóloga e consultora especialista em pessoas, Paula Giannini, responde às principais dúvidas sobre gestão de pessoas e como ter uma equipe de alta performance para atender clientes, fornecedores e parceiros no seu pet shop.
- No episódio “Desafios de gerenciar uma rede de pet shops” do podcast Universo Pet Shop, conheça a história de Cosme Seppa, empresário que em 2004 abriu sua primeira loja em Nova Iguaçu, na região metropolitana do Rio de Janeiro. De lá para cá, ele vem expandindo sua atuação e conta quais são os seus desafios e lições aprendidas ao longo desse tempo.
- Viviane é uma das empreendedoras pioneiras no mercado pet no Brasil. Há 30 anos construiu a Cia da Terra em Brasília, rede que hoje já conta com 13 lojas. No episódio “Empreendedorismo Feminino no Mercado Pet” do podcast Universo Pet Shop ela fala sobre os desafios de ser mulher neste mercado.
- Uma gestão financeira bem feita está diretamente ligada ao sucesso de seu pet shop. Para isso, é preciso tomar as decisões corretas e ter disciplina para controlar cada centavo que entra e sai da empresa. No texto “Dicas para um bom controle financeiro no pet shop”, abordamos os principais conceitos para um bom controle financeiro, com dicas para ter disciplina e garantir a lucratividade do seu negócio.
3. Serviços inovadores
A inovação é o caminho para ter sucesso e se diferenciar perante a concorrência.
- Com um mundo repleto de transformações cada vez mais rápidas, os pet shops, assim como qualquer empresa, precisam ser rápidos e dinâmicos, se adequando ao que o mercado necessita. É nesse cenário que a inovação ganha forma. No texto “Como inovar em modelo de negócios”, você vai conhecer a ferramenta Canvas do Modelo de Negócios e sua aplicabilidade para criar um modelo de negócio inovador para seu pet shop.
- Hoje em dia, boa parte do faturamento de pet shops advém de vendas feitas via telefone, WhatsApp ou e-commerce. E ter um delivery eficiente exige cuidados e atenção aos detalhes. No texto “Qual o sistema de delivery adequado para o meu pet shop?”, você descobre tudo sobre esse tema.
- No episódio “Oportunidades e desafios de ter um centro de estética no pet shop” do podcast Universo Pet Shop, falamos sobre um segmento do mercado pet que vem crescendo cada dia mais: o “pet care”, ou “cuidado com animais” em português. O convidado deste episódio é o Ricardo Santiago, que trabalha há 19 anos no mercado pet e é Supervisor de Trade Marketing na Pet Society.
- No episódio “Oportunidades e desafios de ter uma clínica no pet shop” do podcast Universo Pet Shop, conversamos com os médicos-veterinários João Buck, presidente da Associação Brasileira de Hospitais Veterinários (ABHV), e Bruno Leite, sócio e proprietário das lojas Pet Camp, uma das mais importantes redes de pet shops do interior de São Paulo.
4. Presença digital
A presença nas redes sociais é muito importante para dar visibilidade ao seu negócio.
- Cada vez mais os consumidores escolhem a internet para buscar informações, tomar decisões e até fazer compras de alimentos, roupas e acessórios para os pets. Por isso, é importante estar presente nas redes sociais para fazer a divulgação e impulsionar as vendas, além de ter canais de vendas on-line. No texto “Como aproveitar todo o potencial do digital no pet shop”, você vai entender os principais pontos a serem considerados para aproveitar todo o potencial do digital nos negócios.
- Sabemos que o WhatsApp ganhou destaque nos negócios durante a pandemia, mas seu uso não é uma moda passageira. Por ser um meio prático e seguro, a tendência é que continue sendo cada vez mais usado. O texto “Como usar o whatsapp para atender melhor o seu cliente” está repleto de dicas para você aproveitar todo o potencial do WhatsApp no seu pet shop, melhorando o atendimento aos clientes e facilitando o contato com fornecedores e parceiros.
- Neste vídeo do evento “Encontro, Negócios e Destaques”, o convidado André Siqueira conta como decolar seu pet shop com Marketing Digital.
5. Solução em produtos
Mantenha o portfólio de produtos atualizado de acordo com as características de cada animal.
- Todos os colaboradores do pet shop acabam tendo contato com os clientes, por isso é recomendável que a equipe conheça a grande variedade de alimentos e saiba quais são as diferenças entre os produtos. O texto “Entenda as diferenças entre os alimentos para cães e gatos na hora de orientar o seu cliente” mostra a e evolução dos alimentos para pets no Brasil e a importância da equipe de vendas saber as características dos segmentos e categorias dos produtos.
- Como a PremieRpet® mantém um portfólio de produtos sempre atualizado? De que maneira as pesquisas científicas, tendências e necessidades do consumidor são equilibradas para definir melhorias e lançamentos de produtos? O entrevistado Fernando Suzuki (Honda), especialista em Gestão de Marcas, Trade Marketing, Produtos e Growth e diretor de trade marketing e produtos da PremieRpet®, responde essas e outras perguntas no episódio “A ciência por trás da qualidade dos alimentos”, do podcast Universo Pet Shop.
6. Atendimento encantador
Crie relacionamento com o cliente e o motive a comprar na sua loja.
- A PremieRpet® lançou o “Mapa do tesouro do pet shop de sucesso”, um roteiro com informações preciosas para a gestão eficiente do seu negócio. O mapa reúne, de forma inédita e exclusiva, um caminho com pontos de atenção para facilitar a tomada de decisão do lojista que busca a rentabilidade do seu pet shop e fidelização de clientes.
- Muitos donos de pet shops reclamam da concorrência com grandes redes, que costumam oferecer produtos mais baratos, e se sentem em desvantagem na guerra de preços. No texto “Diferenciação é o caminho para vencer a guerra de preços”, você vai entender por que o preço mais baixo não é o único ponto para conseguir bater metas e ser lucrativo.
- Você quer bater recordes de vendas a cada mês e ver seu pet shop crescer e prosperar? Não seria bom ter recursos para reinvestir no seu negócio, poder pagar bem seus funcionários, investir em marketing, fazer promoções, reformar e ampliar a loja? Para isso, não existe fórmula mágica. É preciso ter empenho diário e disciplina. Descubra como é possível no texto “Como bater recorde de vendas todo o mês no seu pet shop”.
- Natal, Dia dos Namorados, Black Friday… As datas comemorativas são cada vez mais importantes e geram oportunidades de experiências inovadoras ao cliente. Mas como fazer isso? Quais as dicas para fazer a diferença em datas comemorativas? Quem responde é o especialista em marketing de experiência, Manoel Carlos Júnior, no episódio “Criando experiências incríveis em datas comemorativas”, do podcast Universo Pet Shop.
Agora que você já tem todos esses conteúdos disponíveis , é hora de colocar em prática os ensinamentos e implementar estratégias que resultem em um pet shop atrativo para o cliente e lucrativo para você, lojista.
REFERÊNCIAS:
Podcast Lojistas – Universo Pet Shop