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Plano de carreira e colaboradores pet shop

Plano de carreira e colaboradores pet shop

31 de outubro de 2022

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Muitos empregadores têm dúvida sobre como é possível reter talentos e desenvolver ao máximo o potencial das equipes. Além do mais, surge a dúvida de como fornecer uma visão de crescimento ao colaborador do pet shop. 

O caminho recomendado é planejar e fazer um plano de carreira coerente e consistente para os colaboradores. Neste post, você vai ter uma visão completa sobre o que é o plano de carreira e dicas de como você pode colocá-lo em prática.

1. O plano de carreira 

O plano de carreira é um programa estruturado que visa estipular o caminho pelo qual cada colaborador vai percorrer no pet shop. Além disso, faz parte definir quais são as competências necessárias para cada posição hierárquica da empresa, ou seja quais são as expectativas da empresa para aquele cargo.

O plano de carreira evita a alta rotatividade de colaboradores, melhora o desenvolvimento profissional, de liderança e o espírito empreendedor.

2. Dicas de como implementar um plano de carreira

Para fazer um bom plano de carreira para seus colaboradores, é imprescindível se atentar para alguns passos:

  1. Mapeie os cargos e competências: O primeiro passo é fazer um plano de cargos e salários. Esse item é um item indispensável para quem deseja fazer um plano de carreira consistente, pois detalha todas as posições e cargos existentes na organização.

É fundamental, além de mapear cargos e salários, esquematizar, em um documento, as relações hierárquicas, competências e atribuições para cada função. Esses documentos fornecem a visão completa do organograma da empresa, ajudando a traçar a progressão de carreira para os profissionais.

  1. Defina as progressões de carreira: Depois de ter uma visão do organograma, é a hora de definir como será a progressão de carreira.

Existem planos de carreira com diferentes movimentações: na direção vertical- posições superiores na mesma área e na horizontal- posições do mesmo nível hierárquico em áreas diferentes.

Cabe a você determinar quais são os caminhos viáveis para cada colaborador a partir do seu cargo atual. Isto é, para cada posição, é preciso definir:

1- Possibilidades de progressão- vertical, horizontal;

2- Competências necessárias para alcançar novas posições;

3- Prazo mínimo em um determinado cargo para conseguir uma progressão;

4- Critérios de avaliação para a progressão na carreira.

  1. Entenda as expectativas dos seus colaboradores e veja se estão alinhadas ao seu modelo de negócio: Depois de mapear os cargos e competências e definir as progressões de carreira, este é o momento de entender as expectativas de seus colaboradores e verificar se estão alinhadas ao seu modelo de negócio. 

É imprescindível que haja uma alinhamento entre o que o seu colaborador almeja profissionalmente e o modelo de negócio da sua empresa, evitando, assim, frustrações de ambas as partes e divergências no propósito, nos processos e nas práticas organizacionais.

  1. Desenvolva treinamentos: O próximo passo é desenvolver treinamentos de acordo com as necessidades dos colaboradores.

Agora que você já sabe as competências necessárias para cada progressão de cargo e se os objetivos profissionais dos colaboradores estão alinhados ao seu modelo de negócio, fica muito mais fácil planejar o que deve ser abordado nessas capacitações.

O RH da sua empresa pode fazer um levantamento sobre a necessidade de fazer treinamento, mapeando os pontos fortes e fracos dos colaboradores e as competências que devem ser desenvolvidas.

A partir desse mapeamento, é feito uma programação de conteúdo com didáticas para facilitar o processo de aprendizagem. Uma dica é utilizar a tecnologia a favor do treinamento, optando por conteúdos gamificados e microlições.

  1. Crie metas: As metas são passos importantes para um plano de carreira, pois por meio delas é possível dividir os objetivos profissionais em tarefas mais fáceis e menores.

Por exemplo, um estagiário de medicina veterinária que deseja chegar ao cargo de veterinário responsável pela parte clínica do pet shop, em 5 anos, precisa estipular metas, tais como:

1- Estar envolvido fortemente em um projeto inovador na área clínica do pet shop;

2- Dominar técnicas veterinárias;

3- Completar a carga mínima de treinamentos; e

4- Desenvolver sua comunicação interpessoal e capacidade de resolver problemas.

  1. Dê feedback constante: Um dos passos mais fundamentais é dar feedbacks constantemente aos colaboradores. O feedback constante ajuda os colaboradores a entenderem seu desempenho e seguirem no caminho certo.

Os gestores e líderes devem ser responsáveis pela orientação, apontar erros e acertos e guiar os colaboradores para desenvolver ao máximo o potencial de cada um deles. 

  1. Incentive a participação dos colaboradores: É importante que todo o processo para a execução de um plano de carreira conte com a participação ativa dos colaboradores.  

Eles devem ter a liberdade de dar ideias e sugestões, decidir sobre que caminho seguir e aproveitar as oportunidades. 

O hábito de escutar a opinião dos colaboradores ajuda a construir uma cultura colaborativa na organização.

3. Como evitar a alta rotatividade de colaboradores

Quando há uma alta admissão e demissão em curto período de tempo, você deve estar alerta para saber quais são as principais causas. Às vezes, o ambiente de trabalho não está agradável, a remuneração e os benefícios estão abaixo do praticado no mercado, não há um plano de carreira definido e o colaborador não é recompensado por um bom desempenho. 

O que poucas empresas percebem é que, na maioria das vezes, com pequenos gestos é possível evitar a rotatividade- recompensas, melhor remuneração, ambiente de trabalho leve e possibilidade de progressão de cargo. E nisso, os pet shops irão poupar tempo e dinheiro tendo que investir em uma boa contratação.

Então, é preciso estar atento para sanar esse problema na empresa, visto que a alta rotatividade pode impactar negativamente os seus negócios.

Portanto, neste post abordamos o que é o plano de carreira e quais são as vantagens de implementação.

Agora, lojista, convidamos você e sua equipe de Gestão de Pessoas para colocarem em prática as dicas que oferecemos sobre plano de carreira! Aproveite para desenvolver ao máximo o potencial de cada colaborador e garantir resultados incríveis no seu pet shop.

REFERÊNCIAS:

Endeavor – Plano de Carreira: como alinhar os objetivos da empresa com as expectativas dos seus funcionários

Petshop Control 2.0 – Contratação de funcionários para pet shops: aprenda a fazer

Poder da Escuta Corporativa – Como criar um plano de carreira na sua empresa em 7 passos

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