Celebrando inovação e pesquisa, evento em São Paulo reúne grandes nomes da medicina veterinária em jantar de premiação.
O 10° Prêmio de Pesquisa PremieRpet® teve seus vencedores homenageados na última semana, em um evento exclusivo na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo. Cerca de 120 convidados estiveram presentes, entre participantes do prêmio, representantes de instituições de classe, acadêmicos de importantes faculdades de medicina veterinária do país, referências da área clínica, líderes de opinião e parceiros da PremieRpet®.
Com uma década de incentivo à pesquisa, esta edição inaugurou um novo formato de premiação: melhor relato de caso e melhor revisão bibliográfica ou relato científico sobre nutrição de cães e gatos, além de premiação ao orientador que obteve maior número de trabalhos classificados.
Eduarda Lorena Fernandes foi a vencedora da categoria de melhor relato científico com o trabalho “Influência da Idade e do Consumo Alimentar Sobre a Digestibilidade da Dieta e Metabólitos de Fermentação em Cães”. “Agradeço à PremieRpet® pelo prêmio e pelo incentivo à pesquisa. É uma honra para mim estar aqui representando o meu grupo de estudos. Este trabalho é de extrema importância para entendermos mais sobre os efeitos da idade e do consumo alimentar em cães filhotes e como isso pode otimizar a nutrição e impactar a indústria pet food”, afirmou Eduarda.
Luiza da Silva foi a ganhadora da categoria de relato de caso e apresentou o trabalho “Possível Envolvimento de Reação Adversa ao Alimento Manifestada Como Lesões na Cavidade Oral de Felino”. “É uma oportunidade muito legal estar aqui hoje, fiquei muito feliz com o prêmio. Meu trabalho foi feito pensando no desafio que tenho na clínica, que é combater a desinformação que temos hoje na nutrição de cães e gatos. Essa mudança de categorias possibilitou que eu, uma veterinária clínica, pudesse participar da premiação”, disse.
O orientador com maior número de trabalhos classificados, Thiago Vendramini, professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), homenageou o legado de Márcio Brunetto, que foi um grande parceiro da PremieRpet® neste e em tantos outros projetos em prol da geração de conhecimento no setor. “Quando a gente ganha um prêmio como esse, ele tem que ser dedicado a todos que participaram, ao nosso grupo de pesquisa, ao CEPEN pet, ao serviço de nutrologia do hospital veterinário. Isso é uma sequência de um legado e de um sonho que começou com o professor Márcio Brunetto”, apontou Thiago.
A head de parcerias estratégicas da PremieRpet®, Ana Carolina Mallet Duprat, participou da homenagem aos ganhadores do prêmio e da confraternização entre os participantes. “Nós acreditamos muito nessa parceria entre indústria e a classe médica veterinária para que a gente consiga traduzir todos esses trabalhos científicos em mais pesquisas, mais nutrição e mais produtos de qualidade para cães e gatos. Nós acreditamos que essa construção a quatro mãos, esse apoio à ciência e essa parceria de longo prazo fazem a diferença”, destacou.
Para finalizar o evento, a jornalista Izabella Camargo apresentou uma palestra sobre produtividade sustentável, destacando temas como saúde mental, bem-estar e como equilibrar objetivos pessoais e profissionais ao longo da vida.
10 anos de história
O Prêmio de Pesquisa PremieRpet® é uma iniciativa que visa fomentar o conhecimento científico e estimular a busca por novos conceitos que contribuam para a evolução e a inovação em nutrição de cães e gatos, promovendo o estreitamento do vínculo entre as áreas acadêmica, clínica e a indústria.
Ao longo de dez edições, o Prêmio se tornou uma iniciativa consagrada no Brasil em prol da geração de conhecimento científico na área de nutrição de cães e gatos, com mais de 280 trabalhos avaliados e um recorde de 65 trabalhos classificados em 2024.
O Prêmio integra uma série de ações e investimentos permanentes da PremieRpet® para fomentar e disseminar o conhecimento científico, que contemplam parcerias com universidades, financiamento de pesquisas, realização de eventos científicos, investimentos no Centro de Desenvolvimento Nutricional dentro do parque fabril da PremieRpet® e no Centro de Pesquisas na FMVZ/USP de Pirassununga (CEPEN pet), entre outras atividades.
Ao longo da última década, a PremieRpet® produziu mais de 500 estudos e pesquisas em seu CDN, realizou 80 eventos próprios destinados aos médicos-veterinários e patrocinou mais de 100 eventos e congressos da área. Além disso, apoiou a formação de mais de 60 médicos-veterinários, a realização de 1.500 ações em universidades parceiras e apoiou mais de 60 projetos científicos.