Verão chegando com tudo, junto com as festas de final de ano e férias escolares. Tudo junto e misturado e um momento para ficar atento com os cuidados com seu pet. Há dicas que servem tanto para você como para ele. Outras são bem específicas.
Os cuidados básicos para nós, adultos ou crianças, também servem para eles. Sete lembretes são fundamentais:
- Hidratação. Água limpa e fresca durante todo o dia é fundamental. Alguns tutores até sofisticam com uma água de coco. Um luxo que os pets amam em sua maioria.
- Evite sair nos horários mais quentes do dia. O aumento da temperatura corporal dos pets pode gerar cansaço excessivo. Já que eles não têm chinelos, é importante lembrar que o chão quente pode ferir as patas. Atenção especial deve ser dada aos animais branquicefálicos, que por terem focinho muito curto, têm mais risco de sofrer hipotermia ou choque térmico. E não se esqueça que eles também precisam de sombra.
- Não exagere nos exercícios e evite locais demasiadamente quentes. Calor excessivo pode desencadear uma série de sintomas como respiração muito rápida, fraqueza muscular e vômitos. Fique bem atento ao comportamento de seu animal de estimação. Pets idosos, obesos ou com problemas cardíacos podem sofrer muito com a chegada do verão. E deixar o pet no carro sozinho, em qualquer época do ano, nem pensar!!!
- Os riscos de acidentes como afogamento ou queda de locais altos também são ampliados no período mais quente do ano. Ao tentar se refrescar, janelas de apartamento oferecem um grande risco para cães e gatos, entre outros bichos. A tela de proteção é fundamental. Outro cuidado é com a piscina. Ao tentar se refrescar ou simplesmente beber água, alguns cães e gatos podem ter dificuldades para alcançar a borda e morrerem afogados.
- Atenção à pelagem. Escovar frequentemente os gatos com pelos longos e tosar adequadamente os cães é muito importante (não se esqueça que a pelagem os protege contra queimaduras solares).
- Cuidados nos banhos. Muitas vezes durante as viagens, por não conhecer um petshop mais próximo e de confiança, muitos tutores optam pelo banho em casa. Assim como seu xampu, não se esqueça também o dele. Cuidado com o choque térmico e molhe primeiro as patas e orelhas. Converse com o veterinário sobre uma frequência de banhos que não gere irritação ou ressecamento da pele dos animais. Aproveite esse momento para verificar a presença de pulgas e carrapatos que geralmente são mais comuns nessa época. Fazer um check-up nas medicações para prevenção de ectoparasitas é indicado.
- Use o protetor solar. Os pets também podem sofrer com a exposição excessiva ao sol e são suscetíveis a doenças como o câncer de pele. Há produtos específicos para proteger os bichinhos, principalmente aqueles que tem pelo curto e claro e mucosas claras. Focinhos, orelhas e em volta dos olhos, além da barriga, são os locais indicados.
Um verão com muitas brincadeiras e curtição para você e seu pet!
Avalie esse conteúdo!