Quando um pet chega em nossa casa a alegria toma o ambiente. Os dias mais difíceis são amenizados por pedidos de carinho dos pets que cercam os tutores de zelo e ânimo!
Cada vez mais, estudos são realizados e comprovam que os pets podem auxiliar no tratamento de quadros de depressão, ansiedade e estresse, tanto que empresas e hospitais contam com programas de inclusão do convívio pet com pacientes e colaboradores!
Portanto, ao receber um novo amigo em sua casa, chega a hora de apresentar o novo lar ao pet. Porém, antes do seu cachorro ou gato conhecer a casa, é necessário prestar atenção em alguns detalhes:
Mantenha os brinquedos e acessórios antigos do pet. Será importante que ele reconheça o novo espaço como um lar e manter seus objetos facilita essa adaptação.
Atenção na rotina: mesmo com toda a euforia da mudança é bom que horários para passeio, refeições e brincadeiras sejam mantidos.
Nada de estresse! Cães e gatos são bons leitores das nossas emoções, então manter a tranquilidade os ajudará a compreender melhor o novo espaço.
Além disso, listamos algumas tarefas que tutores e pets podem desempenhar juntos, contribuindo na melhora dessa relação:
- Atividades físicas: uma caminhada ao ar livre pode ser revigorante!
- Carinhos e brincadeiras: A sensação de cuidado e afago leva o tutor a se lembrar do quanto suas ações são importantes e significativas e o pet a estar confortável em sua nova casa!
- Socialização: passear com o pet em locais comuns com outros tutores pode fazê-lo se adaptar melhor ao convívio com outros animais e humanos.
- Planejamento: pets precisam de rotina, o senso de controle das atividades e horários contribuem positivamente no quadro de saúde mental deles em qualquer ambiente.
Dividir o dia-a-dia com seu pet, além de prazeroso, também pode trazer sensação de segurança, estabilidade e relembrar o significado na vida, afinal, os cães e gatos nos ensinam a amar!
Fonte: PremieRpet®