Pesquisar
Close this search box.

Como cuidar de gato idoso? Veja os conselhos da PremieRpet®!

Gato idoso
Gato idoso

Conforme os gatos vão envelhecendo, novos cuidados vão surgindo no dia a dia do tutor. Nesse sentido, é fundamental que você se prepare e tenha os cuidados necessários com eles.  Para te ajudar a entender mais sobre os cuidados necessários, separamos alguns tópicos sobre as melhores práticas para a alimentação e bem-estar dos gatos seniores. Boa leitura!

Veja os 6 principais cuidados que devemos ter com o gato idoso

A partir dos 7 anos, o gato já começa a apresentar sinais de envelhecimento e, ao completar 12 anos, já pode ser considerado idoso, apresentando mais mudanças em seu comportamento e aparência.

Gato idoso recebendo carinho

Assim, pensando no melhor para o seu pet nessa fase, é fundamental que você se atente aos seguintes pontos que separamos:

1. Mudanças comportamentais e sobrepeso

Gato idoso obeso

Com a idade mais avançada, é normal que os gatos tornem-se menos ativos, passando mais tempo deitados e não se interessando tanto por determinadas atividades como antigamente. Dessa maneira, se o seu gato era muito ativo, é normal que, com o tempo, ele fique mais tranquilo.

Dessa forma, por se exercitar menos e dormir mais, assim como outras alterações em seu metabolismo, faz com que o gato tenda a engordar, podendo mais tarde levar a um quadro de obesidade entre o período de 7 e 12 anos. Ainda, vale ressaltar que após esse período, o gato tende a perder peso.

Nesse sentido, não deixe a comida à vontade, tanto pelo fato de que o alimento pode perder as propriedades nutricionais, como também que o animal pode comer muito além do que precisa.

2. Brinque com o gato idoso

Como o gato vai ficando menos ativo, busque incentivá-lo a brincar, com brinquedos, caminhadas e outras atividades que ele goste. Entretanto, não force nada com o seu pet, afinal, ele pode não gostar. Assim, isso também vai ajudar a combater o estresse dos pets.

Outro ponto importante é o tempo das atividades, visto que sua energia é mais baixa, não faça essas atividades por muito tempo. Mas o que você pode fazer é brincar mais de uma vez por dia com ele, assim você o deixa mais ativo.

Além de deixá-lo mais ativo, você também irá estimular que seu corpo tenha a manutenção adequada da massa magra, ainda mais que pets idosos podem desenvolver a sarcopenia.

3. Escove os pelos do gato idoso todos os dias

Embora não ocorra com todos os felinos, pode ser que ele deixe de se lamber como de costume, acumulando mais pelo em seu corpo. Para evitar isso, a escovação é um processo crucial, auxiliando na limpeza.

4. Forneça bastante água

Gato idoso bebendo água

O gato já é um animal que por característica ingere pouca água, e com a idade pode diminuir ainda mais. Nesse sentido, deixe mais potes com água pelos ambientes que ele transita, fornecendo um acesso mais fácil.

Além disso, troque a água diariamente, coloque cubos de gelo em dias quentes, use fonte para água corrente (se o seu preferir mais e você ver que está tomando mesmo, afinal, alguns gostam mais de se hidratar assim).

Para ajudar na ingestão de líquido do felino, não se esqueça do alimento úmido, ele vai ajudar muito nesse processo.

Aproveite e conheça a Linha de Alimentos Úmidos PremieR® Gourmet para oferecer a mais alta gastronomia para seu pet.

5. Leve-o ao médico-veterinário

Veterinário examinando gato idoso

Para garantir mais saúde ao pet, leve-o ao médico-veterinário com mais frequência, marque consultas a cada 6 meses, pelo menos. Mas, sempre que sentir algo diferente com ele, já entre em contato com um médico-veterinário de confiança e agende uma consulta o mais rápido possível.

6. Mantenha as vacinas em dia

Como complemento da dica anterior, mantenha as vacinas sempre em dia, assim, as chances do seu gato desenvolver outras doenças, como rinotraqueite felina e calicivirose felina, diminuem drasticamente. Isso vai proporcionar uma qualidade de vida muito melhor para ele.

Qual é a melhor ração para gato idoso?

Para gatos idosos, o ideal é alimentá-lo com uma ração adequada para sua necessidade e verificar com o médico-veterinário qual ração poderá ser utilizada.

O médico-veterinário poderá fazer a orientação sobre qual ração pode ser utilizada (especialmente nos casos de animais doentes). Com isso, ele terá uma alimentação mais regrada e equilibrada, garantindo mais satisfação.

Gato idoso comendo

Dessa maneira, procure por rações que visam a saúde do trato urinário, por meio do controle do pH urinário e minerais cientificamente balanceados.

Além disso, auxiliará na saúde intestinal, por meio da combinação de nutrientes de fácil digestão, fibras naturais e pré-biótico, além de um alimento rico em antioxidantes, auxiliando no combate ao envelhecimento.

Assim que você começar a ver os sinais de idade no seu gato, já deve começar a ficar ainda mais atento aos detalhes, procurar por um acompanhamento médico-veterinário contínuo e sempre proporcionar uma boa alimentação.

Gostou deste conteúdo? Acompanhe o blog da PremieRpet® e saiba mais sobre como cuidar do seu pet! Até mais!

Avalie esse conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Receba nossa newsletter

Com novidades e conteúdos incríveis sobre a PremieRpet®

ENCONTRE O ALIMENTO IDEAL PARA O SEU PET