
Para muitos cães, ouvir a palavra “passeio” é o gatilho perfeito para despertar uma alegria incontrolável, a ponto de dificultar a colocação da guia.
Afinal, é como se um portal se abrisse: ver a rua, outros cachorros, cheirar novos aromas e sentir-se mais livre é a melhor parte do dia para eles. Assim, é como sair com os amigos ou ir ao cinema para os humanos, uma dose diária de antiestresse que traz muitos benefícios para o amigão de quatro patas.
Benefícios do Passeio: Saúde Física e Mental em Equilíbrio
Essa atividade consegue, ao mesmo tempo, socializar, reforçar a parte física, controlar o peso e até retardar o envelhecimento. Além disso, é a academia deles, que faz com que também fiquem mais tranquilos.
7 Dicas da PremieRpet® para um Passeio de Sucesso com seu Cão
Quer tornar o passeio com seu cão um sucesso? Confira aqui as 7 dicas da PremieRpet®:
- Vacinas em dia: Imunizar é o ponto de partida para um passeio saudável, com menos riscos para todos.
- Proteção contra pulgas e carrapatos: Esses parasitas podem provocar doenças muito graves no seu cão. Existem diversos produtos para proteger seu animal contra pulgas e carrapatos. Consulte um veterinário para saber o mais indicado para seu pet.
- Guia: Escolha uma guia de acordo com a personalidade do seu cão. Converse com o veterinário para descobrir a mais apropriada, até porque alguns amigões podem demandar um controle mais próximo. Em vários estados e cidades já existem leis obrigando a focinheira para algumas raças. Em São Paulo, por exemplo, a Lei Estadual nº 11.531/03 e a Lei Municipal nº 13.131/01 determinam a obrigatoriedade do uso de guias e coleiras para todos os cães, além de focinheira para cães das raças Pit Bull, Rottweiller, Mastim Napolitano, American Staffordshire Terrier e raças mestiças. Há determinações similares no estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina, no Distrito Federal e em várias cidades do País, como Curitiba (PR) e Natal (RN).
- Dias quentes: Protetor solar para aqueles que têm pelo curto e claro e, principalmente, mucosas claras. Focinhos, orelhas e em volta dos olhos, além da barriga, são os locais indicados. Evite passear nos horários com temperatura mais alta, principalmente das 10h às 15h; assim, você evita queimaduras, cansaço excessivo e ainda protege as patas do seu cão.
- Frequência: Muitos cães só fazem suas necessidades fisiológicas durante essas saídas. Para esses cães, três passeios diários são a quantidade mais indicada. Já para os cachorros que não dependam dos passeios para fazerem suas necessidades, as caminhadas podem ter uma menor frequência diária. Tudo irá depender da raça e do estilo de vida do animal, a exemplo dos cães de focinho mais curto, que não aguentam passeios muito longos. Já cães mais ativos demandam uma maior frequência de atividade física.
- Check-list do que levar para o seu cão: Sacolinha para as necessidades, água para hidratar e petiscos para os passeios mais longos. O biscoito PremieR® Cookie e o alimento úmido PremieR® Gourmet são ótimas opções para os passeios.
- Ganha-ganha: Uma última dica importante: procure você também ter prazer nessa ação diária. Quanto mais perto da natureza e maior interação com seu pet, em lugares os quais você também possa desfrutar desse momento, os ganhos serão para todos, tanto físicos como emocionais. Pense que o cão é aquele seu companheiro que te estimula nessa tarefa diária
Avalie esse conteúdo!