A cada dia que passa os tutores de pets buscam uma alimentação saudável para não só para si, mas também uma comida natural para seus pets também, visando oferecer uma vida cada vez mais saudável para seus companheiros.
Apesar disso, ainda existem muitas dúvidas sobre comida natural para pet, a alimentação natural e as rações com características mais naturais.
Pensando nisso, preparamos esse conteúdo no qual vamos abordar o que é a alimentação caseira, seus riscos, benefícios, assim como compará-la com uma ração com proposta mais natural.
Venha com a PremieRpet® e confira o que preparamos!
O que é uma alimentação natural para pets?
A comida natural para pets, ou alimentação caseira, se trata de alimentos minimamente processados e industrializados.
Elas devem ser formuladas por um médico-veterinário visando atender todas as necessidades nutricionais do animal.
Considerando que há vários tutores que buscam fornecer alimentos para os seus animais que estejam alinhados com seus hábitos alimentares ou filosofias de vida, a demanda por esse tipo de ração cresceu.
Contudo, é importante reforçar sobre o uso da suplementação vitamínica e mineral, conforme a prescrição do médico-veterinário, para manter a saúde do pet em dia e tornar a dieta nutricionalmente completa e balanceada.
De modo geral, esse tipo de dieta é feito por meio de alimentos cozidos que devem ser preparados apenas utilizando água.
A adição de sal deve ser feita apenas quando for prescrita pelo médico-veterinário, pois, diferentemente do nosso caso, os temperos, como alho e cebola, são tóxicos para cães e gatos e devem ser excluídos da alimentação deles.
Além disso, os tutores não podem alterar os ingredientes e quantidades prescritas pelo médico-veterinário. Isso é importante para atender toda a necessidade de nutrientes, como o caso de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.
A alimentação natural é uma alternativa viável que pode ajudar pets que apresentam apetite seletivo ou mesmo algum problema de saúde.
Principalmente no caso dos animais que possuem mais de uma doença e precisam de uma dieta formulada especificamente para atender a necessidade nutricional ao mesmo tempo que consoante as particularidades dessas doenças.
Nos casos em que o animal tem várias doenças, ele pode receber um alimento comercial específico (ração) e que atenda a necessidade nutricional dele, mas o médico-veterinário nutrólogo precisa avaliar caso a caso.
Quais são os pontos de atenção relacionados à alimentação caseira?
É importante ressaltar que esse tipo de alimentação demanda tempo de preparo e dedicação do tutor em realizar a pesagem dos alimentos.
Afinal, deve ser fornecido todos os ingredientes e quantidade prescritas pelo médico-veterinário, pois qualquer alteração na dieta causará desbalanços nutricionais.
Além disso, segundo estudo realizado pelo Centro de Pesquisa em Nutrologia de Cães e Gatos, CEPEN PET da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, o custo da alimentação caseira é mais elevado do que rações comerciais balanceadas e especialmente nutridas.
Quais os riscos de oferecer esse tipo de comida para os pets?
Conforme comentado anteriormente, a comida natural para pets deve ser feita com a indicação de um médico-veterinário e precisa ser formulada para atender todas as necessidades nutricionais do animal.
Caso não seja feita dessa forma, pode ser perigosa para os animais, acarretando uma série de problemas à saúde, principalmente associados:
- Deficiências nutricionais: a falta de proteínas, vitaminas e minerais pode causar diversos problemas à saúde do animal, como cardiomiopatia dilatada nos gatos ou alterações na pele e pelagem dos pets;
- Uso de alimentos tóxicos para os pets: existem diversos ingredientes que podem fazer muito mal aos pets, causando doenças ou levando à morte. Alguns exemplos são: chocolate, cebola, alho ou mesmo uva;
- Fornecimento de alimentos crus ou mal cozidos: podem transmitir diversas doenças relacionadas a contaminação por bactérias, como as causadoras da salmonelose e listeriose;
- Ingestão de ossos: podem causar fraturas nos dentes dos animais, obstruções ou até mesmo perfurar o intestino. Em alguns casos é necessário fazer procedimentos cirúrgicos para retirar os fragmentos de ossos no organismo do pet.
E o que é considerada uma alimentação comercial (ração)?
Ração é o termo popular utilizado para referenciar os alimentos comerciais. Essas comidas são nutricionalmente completas e balanceadas com fórmulas criadas para atender todas as necessidades dos animais.
Esses alimentos consideram vários aspectos dos pets, como fase da vida, estado fisiológico e espécie.
Além disso, são rações que garantem maior praticidade para o cotidiano, já que não tem necessidade de preparo por parte do tutor.
Quais são os benefícios dos alimentos comerciais com características naturais (rações naturais)?
Entre as principais características desses alimentos podemos destacar o fato de não utilizar aromatizantes artificiais e corantes, sendo que em alguns casos as rações também não possuem alimentos transgênicos em sua composição.
Apesar de não ter estudos falando que transgênicos façam mal para os animais, existem tutores que optam por não fornecer esse tipo de alimento para o seu pet.
Buscando atender essa demanda crescente de alimentos práticos que utilizam ingredientes naturais, selecionados e nutritivos, foram criadas as nossas linhas:
Todas essas opções não possuem aromatizantes e corantes artificiais.
Além disso, nas linhas PremieR® Nattu e PremieR® Seleção Natural, a proteína utilizada é certificada e não possui antibióticos.
Tudo isso para oferecer para os animais uma vida longa, saudável e prazerosa!
Quais os benefícios de ofertar a ração mais natural para os pets?
Vale a pena ressaltar que esses alimentos trazem muita praticidade para os tutores e também podem ser muito benéficos para os animais.
Por exemplo, quando bem manejada, a ração natural garante os níveis adequados de proteína, gordura, vitaminas e minerais, importante para o adequado funcionamento do organismo dos pets.
Esperamos que tenha gostado desse texto.
Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre a alimentação de cães e gatos, combate ao estresse dos pets e muito mais!