

Entenda a segurança e os benefícios do procedimento de castração em cadelas, independentemente da fase da vida.
A decisão de castrar uma cadela envolve diversos fatores, como idade, porte, raça e estilo de vida. Muitas pessoas se perguntam se existe um limite de idade para o procedimento e a boa notícia é que, em geral, cadelas saudáveis podem ser castradas a qualquer momento!
Algumas literaturas, no entanto, não são consistentes quando falamos de cadelas muito jovens e cada caso deve ser avaliado individualmente. Vamos juntos explorar qual a idade ideal para a castração, os riscos e cuidados em cadelas mais velhas e o que considerar antes de tomar essa decisão.
Qual a idade ideal para castrar uma cadela?

De forma geral, a idade recomendada para castrar uma cadela varia entre 6 e 9 meses. No entanto, o momento ideal pode mudar dependendo do porte e da raça da cadela:
- Raças pequenas: podem ser castradas a partir dos 6 meses.
- Raças médias: o ideal é esperar um pouco mais, até os 9 ou 12 meses.
- Raças grandes e gigantes: após 1 ano de idade para garantir que ocorra o desenvolvimento físico completo.
Entenda abaixo o porquê dessas diferenças:
É melhor esperar para castrar a cadela após o primeiro cio?

Antigamente acreditava-se que castrar antes do primeiro cio preveniria o desenvolvimento de câncer de mama em cadelas, entretanto essa informação baseia-se de um único artigo que possui limitações que impedem que essa seja uma recomendação amplamente difundida.
Em estudos mais recentes, foi observado que a castração precoce pode sim reduzir o risco de neoplasia mamária, porém fatores como raça e genética precisam ser considerados de forma individual para definir a idade ideal para cada animal pois em alguns casos, se feita muito cedo a castração pode trazer prejuízos de desenvolvimento.
As vantagens de castrar antes do primeiro cio pode reduzir comportamentos indesejados, embora alguns autores comentem que isso não é garantido.
No entanto, adiar a castração para após o primeiro cio pode garantir que a cadela alcance maior desenvolvimento corporal e pode, inclusive, reduzir a incidência de problemas ortopédicos e de incontinência urinária.
Cães de porte grande e gigante tendem a se beneficiar ainda mais da castração tardia, sendo o ideal após 12 meses, pois levam mais tempo para atingir a maturidade corporal (18 meses). Nesses casos, a castração após um ano reduz o surgimento de alterações como displasia coxofemoral, e ruptura de ligamento cruzado cranial e melhor desenvolvimento muscular.
Além disso, estudos com cães da raça Golden Retriever e Vizsla, demonstraram que a castração após 1 ano de idade esteve associada, nessas raças, com menor incidência de alguns tipos de tumores mais agressivos como linfoma e mastocitoma.
Dessa forma, a recomendação atual é que a castração seja feita entre os 6 e 12 meses, preferencialmente após o primeiro cio para raças pequenas e médias. Ou até mesmo mais tarde, após 12 meses, caso a cadela seja de porte grande e gigante.
Quais os riscos da castração em cadelas adultas ou idosas?

A idade, por si só, não é um fator que limita a cirurgia de castração desde que a cadela esteja saudável. Embora o procedimento possa ser realizado com segurança em cadelas adultas e idosas, é fundamental que o veterinário realize exames prévios e avalie as condições gerais e cardiológicas da paciente.
O risco de complicações anestésicas pode ser maior nos pets com doenças cardíacas, hepáticas ou renais, por exemplo. Apesar disso, os benefícios da castração persistem mesmo em cadelas mais velhas, como a prevenção da piometra (infecção uterina grave) e a redução do risco de neoplasias reprodutivas.
Por isso, mesmo após os 7 ou 8 anos de idade, o procedimento pode ser indicado, desde que com os cuidados necessários e uma equipe capacitada e de confiança.
O que considerar antes de castrar?

Porte e raça da cadela
O tamanho e a raça influenciam diretamente no momento ideal da castração. Cadelas de raças pequenas atingem mais rapidamente o tamanho adulto e podem ser castradas mais cedo.
Em raças grandes e gigantes essa maturidade corporal ocorre de forma mais tardia, por isso o ideal é aguardar até 12 ou 18 meses para garantir que tenham atingido o completo desenvolvimento ósseo e muscular.
Estilo de vida
Cadelas que têm acesso à rua, mesmo que supervisionado, estão mais expostas ao risco de gestações indesejadas e doenças sexualmente transmissíveis, como o TVT (tumor venéreo transmissível). Nesses casos, a castração precoce pode ser recomendada como medida de prevenção.
Já para cadelas que vivem exclusivamente dentro de casa, com baixo risco de contato com machos, é possível planejar com mais tranquilidade o momento da cirurgia, respeitando o desenvolvimento físico do animal e a sua saúde.
Em resumo, não há idade limite para castrar uma cadela. O mais importante é considerar as características do pet, suas condições de saúde e estilo de vida. Ao lado do médico-veterinário, você poderá decidir o melhor momento para realizar a castração, garantindo qualidade de vida e prevenção de doenças para sua companheira de quatro patas.
Infográfico

Referências
BEAUVAIS, W.; CARDWELL, J. M.; BRODBELT, D. C. The effect of neutering on the risk of mammary tumours in dogs – a systematic review. Journal of Small Animal Practice, v. 53, p. 314–322, 2012. https://doi.org/10.1111/j.1748-5827.2011.01220.x
HART, L. A. et al. Decision-making on recommended age of spay/neuter for a specific dog. Veterinary Clinics: Small Animal Practice, v. 53, n. 6, p. 1209–1221, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cvsm.2023.05.005
MOXON, R. et al. Effect of neutering timing in relation to puberty on health in the female dog – a scoping review. PLOS ONE, v. 19, n. 10, e0311779, 2024. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0311779
VENDRAMINI, T. H. A. et al. Neutering in dogs and cats: current scientific evidence and importance of adequate nutritional management. Nutrition Research Reviews, v. 33, p. 134–144, 2020. DOI: https://doi.org/10.1017/S0954422419000271