Pesquisar
Close this search box.

Gato e cachorro vegano: é possível criar animais assim?

Cão e gato vegano
Cão cheirando verduras e legumes.

A alimentação para cães e gatos sempre gera dúvidas nos tutores. Afinal eles possuem uma grande preocupação com a saúde de seus pets, já que cada vez mais eles estão sendo tratados como membros da família.

E com esse vínculo cada vez mais forte, os tutores tendem a passar suas crenças e hábitos alimentares para seus animais de estimação.

Várias dietas são discutidas pelos tutores, justamente visando fornecer o melhor alimento para o animal.

Dentre elas, nesse texto, vamos falar sobre a dieta de cachorro e gato vegano, que não tem presença de alimentos de origem animal.

Ou seja, a alimentação exclui totalmente carnes, ovos, frutos-do-mar, laticínios e outros produtos que provenham de animais.

Para entender melhor sobre como funciona esse tipo de dieta e se traz riscos aos pets, segue alguns esclarecimentos sobre o tema que preparamos para você.

Boa leitura!

A alimentação vegana é possível para cães e gatos?

Cão e gato vegano

A formulação de uma dieta de cachorro e gato vegano é um grande desafio, justamente pela quantidade de vitaminas contidas majoritariamente em produtos de origem animal.

Os felinos, por exemplo, são carnívoros estritos e sempre se alimentaram de pequenas presas em toda a sua cadeia evolutiva.

Dessa forma, o seu metabolismo gira em torno de uma alimentação à base de carne.

É importante destacar que vários nutrientes essenciais para os felinos são encontrados principalmente, ou exclusivamente, em ingredientes de origem animal.

Portanto, o uso de uma alimentação vegana, especialmente para felinos, pode colocar em risco a saúde do seu pet, podendo causar deficiências nutricionais importantes.

Quais são os principais impactos da alimentação vegana nos pets?

Cão e gato vegano

Nutrientes como a vitamina A, vitamina B12 e o ácido araquidônico são mais difíceis de conseguir com a alimentação vegetal.

Assim, dificilmente é possível suprir a necessidade dessas vitaminas utilizando-se apenas de alimentos veganos.

Isso acontece porque o organismo de um animal, diferentemente do nosso, não consegue ter a mesma absorção e transformação de nutrientes.

Um exemplo bem prático é sobre a cenoura, que contém betacaroteno, e quando ingerida por humanos, se transforma em vitamina A no corpo.

Entretanto, os felinos, por exemplo, não são capazes de fazer essa conversão.

O mesmo ocorre para a obtenção de ácido araquidônico, o qual está presente na gordura de origem animal.

Os gatos não conseguem obter esse nutriente por meio da gordura de origem vegetal.

Isso ocorre porque diferentemente dos cães, os gatos não conseguem converter a gordura de origem vegetal e transformar em ácido araquidônico, fazendo com que possa desenvolver deficiências nutricionais.

Quais os principais riscos de oferecer esse tipo de alimentação para os pets?

Cão e gato vegano

Como visto anteriormente, a formulação de uma dieta para cães e gatos veganos é um desafio.

Além de poder trazer vários riscos à saúde do animal, relacionados a deficiências nutricionais.

Além disso, ainda tem a questão das pessoas que alteram a prescrição, somando um risco ainda maior para o animal, principalmente relacionadas a quantidades e ingredientes.

Com isso, se tornam desbalanceadas, oferecendo sérios riscos à saúde do pet.

Dessa maneira, deve-se ressaltar que mesmo com uma dieta adequada e acompanhamento com um veterinário capacitado, existem riscos do animal desenvolver deficiências nutricionais.

O que os estudiosos relatam sobre a alimentação vegana para pet?

Segundo um estudo realizado pelo CEPEN-PET da USP, foram avaliadas 3 dietas veganas comerciais, presentes no Brasil.

Verificaram que todas apresentaram deficiências de vários nutrientes, como sódio, potássio, cálcio, selênio e metionina, ou mesmo excessos nutricionais, como cobre e zinco!

E sabe-se que esses desbalanços nutricionais podem ter consequências negativas para a saúde do pet!

Portanto, deve-se ter muito cuidado com o uso de dietas para cães e gatos veganos , pois podem trazer vários problemas de saúde para esses pets.

Quais são as alimentações mais indicadas para os pets?

Cão e gato vegano

Desse modo, o ideal para o seu pet é uma alimentação que forneça todos os nutrientes necessários, evitando desbalanços nutricionais.

Na PremieRpet®, você encontra a linha Nattu, pensada para oferecer uma alimentação mais saudável.

Com ingredientes naturais e nutritivos, ela foi pensada no bem-estar e qualidade de vida, disponível tanto para cães e quanto para os gatos.

Acesse e confira:

Desse modo, essas rações proporcionam alta densidade nutricional com poucas calorias, permitindo que o seu animal tenha uma vida mais longa, saudável e muito mais prazerosa!

Portanto, conferimos que o ideal é fornecer uma ração de qualidade e que tenha todos os nutrientes necessários para os pets.

Gostou deste conteúdo?

Continue navegando pelo site da PremieRpet® e aproveite outros temas de como cuidar da saúde do seu pet e aumentar sua qualidade de vida.

Até a próxima!

Avalie esse conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Receba nossa newsletter

Com novidades e conteúdos incríveis sobre a PremieRpet®

ENCONTRE O ALIMENTO IDEAL PARA O SEU PET