Qual a ração ideal para gatos castrados? Entenda com a PremieRpet®

A castração é fundamental para o controle populacional dos felinos e traz diversos benefícios para a saúde e bem-estar dos pets.

Apesar disso, é essencial prestar atenção à alimentação dos gatos para garantir que estejam recebendo os nutrientes e a quantidade adequada para poderem manter o peso ideal.

Se você quer saber mais sobre a alimentação adequada para gatos que foram castrados e se gatos castrados podem comer ração normal, está no lugar certo.

Descubra como oferecer a melhor nutrição para o seu gato ter uma vida mais saudável após a castração!

Por que alimentar meu gato com ração para castrados?

Após a castração, o organismo dos gatos sofrem alterações, afinal, o metabolismo fica mais lento, eles tendem a ficar menos ativos.

Por esse motivo, os gatos castrados precisam de alimentos que atendam sua necessidade nesse momento, com uma quantidade reduzida de gordura na composição.

Isso faz com que o alimento seja menos calórico e consiga balancear os nutrientes que os felinos necessitam.

As alterações hormonais que acontecem no corpo dos felinos após a castração, os deixam menos ativos, consequentemente, isso pode levar os gatos ao sobrepeso e desenvolver uma série de problemas de saúde relacionados ao ganho de peso.

Alterações fisiológicas e comportamentais dos gatos castrados

Conforme comentado anteriormente, os gatos passam por diversas mudanças hormonais após a castração e, consequentemente, acontecem diversas alterações no estilo de vida deles.

Além de ficarem menos agitados e mais caseiros, os gatos tendem a ficar mais amigáveis após a castração. Como benefício, a castração ajuda a prevenir diversas doenças, aumentando o bem-estar, saúde e expectativa de vida deles.

Nos machos, o procedimento ajuda a evitar câncer nos testículos, câncer de próstata e infecções no órgão genital.

Já nas fêmeas, é possível prevenir doenças como neoplasia de mama, câncer nos órgãos genitais e infecções no útero.

O que acontece se os gatos castrados comerem somente ração comum?

Gatos castrados

É muito importante alimentar seu gato castrado com rações próprias para essa condição, pois é desenvolvido especificamente para atender a necessidade desses animais.

Por isso são mais equilibrados e possuem uma porcentagem menor de gordura, ajudando na manutenção do peso dos gatos.

Veja agora as principais consequências de uma alimentação que não seja específica para gatos castrados:

- Ganho de peso

A castração reduz o metabolismo e aumenta o apetite dos gatos. E a falta de controle de calorias na dieta pode agravar esse problema e levar a obesidade.

Por isso, além de ser indicada o alimento para animais castrados, também é preciso oferecer apenas a quantidade certa para o seu pet, a fim de efetuar essa manutenção do peso.

- Problemas urinários

Gatos castrados têm maior propensão a problemas urinários, como cálculos renais e infecções do trato urinário. Por isso, comprar uma ração de qualidade é fundamental para manter um pH urinário saudável.

Nesse sentido, todas as rações da PremieRpet® são produzidas com o controle de pH ideal, incluindo a ração para gatos castrados.

- Desequilíbrio hormonal

Como você já sabe, a castração afeta o equilíbrio hormonal dos gatos. Algumas rações específicas para gatos castrados são formuladas com nutrientes adicionais que ajudam a equilibrar esses hormônios.

Qual o alimento ideal para gatos castrados?

Os melhores alimentos são os específicos para gatos castrados!

As rações para gatos castrados são formuladas para atender todas as necessidades nutricionais dos felinos que passaram pelo procedimento de castração.

Elas costumam ter um baixo teor de calorias e de gordura, para evitar a obesidade e controlar o peso dos animais de maneira saudável

Além disso, os felinos precisam ter uma alimentação equilibrada na quantidade de proteínas e minerais. E é exatamente isso que esses alimentos oferecem: uma formulação adequada e saudável.

Por último, algumas rações para gatos contêm nutrientes extras, como antioxidantes, ômega-3 e outras vitaminas que ajudam a prevenir problemas de saúde dos felinos.

Além disso, é ideal que a ração para felinos castrados tenha L-carnitina que auxilia na conservação da massa muscular.

Vale ressaltar que cada gato é único e suas necessidades nutricionais podem variar. Portanto, é recomendado consultar o médico-veterinário do seu pet para obter recomendações específicas para a alimentação do seu gato castrado.

Como vimos, os gatos castrados ficam mais saudáveis com rações específicas. Com elas, eles podem ter uma maior qualidade de vida e bem-estar.

Entre as melhores opções do mercado estão os alimentos da PremieRpet®. Confira:

Esperamos que esse post tenha sido útil e esclarecido todas as suas dúvidas.

Os gatos são animais cheios de amor e carinho, por isso, merecem uma alimentação adequada e muito amor.

Até a próxima!

Avalie esse conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Receba nossa newsletter

Com novidades e conteúdos incríveis sobre a PremieRpet®

ENCONTRE O ALIMENTO IDEAL PARA O SEU PET